A temporada de 2026 da Fórmula 1 é bastante aguardada pelas equipes, que já se movimentam para conseguir absorver e explorar ao máximo o novo regulamento que será aplicado na categoria. Junto com as mudanças nos carros, alguns outros detalhes da categoria passarão por alterações. Na última terça-feira (23), a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) anunciou em reunião uma mudança com relação aos testes de pré-temporada.
Pesando em entregar para as equipes o maior número de dias para poder testar os seus carros, agora os eventos de pré-temporada contarão com nove dias de testes, sendo que eles serão divididos em três eventos distintos. Ou seja, a categoria poderá contar com três finais de semana (sexta, sábado e domingo) voltados para os testes dos novos carros. Outro anúncio feito pela FIA é a respeito do sistema de pontuação da categoria.
FIA decide não fazer mudanças no sistema de pontos para 2026
Durante a reunião da FIA, também foi revelado que o sistema de pontos da Fórmula 1 irá pemanecer intacto para 2026. Assim, nesse primeiro momento, somente os dez primeiros pilotos irão somar pontos além da volta mais rápida conceder um tento, desde que o piloto esteja no Top-10. Há alguns meses surgiram rumores de que a categoria poderia fazer mudanças na distribuição de pontos.
Ao invés de dez, 12 pilotos iriam levar os pontos para suas equipes. O assunto gerou uma certa discussão no paddock, com a opinião sendo bastante dividida. Ainda, existia a chance de que essa mudança aplicada já no próximo ano. Porém, a entidade máxima do automobilismo optou por não fazer mudanças nesse primeiro momento.