Confirmado esta semana: Após anos, Nico Rosberg vai voltar a acelerar carro da Mercedes

0

O campeão do mundo de Fórmula 1 em 2016 Nico Rosberg, está de volta aos holofotes com uma notícia surpreendente que foi confirmada nesta semana. O filho do também ex-piloto Keke Rosberg terá a chance de voltar a pilotar um carro da Mercedes.

Depois de seis longos anos de espera, o ex-piloto alemão finalmente recebeu seu Mercedes-AMG One. Em outubro de 2018, o campeão de Fórmula 1 encomendou seu hipercarro de mais de 1.000 cv e cerca de R$ 13 milhões, mas só agora foi até a sede da divisão esportiva em Affalterbach, na Alemanha, para buscá-lo. Com isso ele volta a ter a chance de acelerar um carro da marca, depois de já ter pisado fundo pelas flechas de prata nas pistas da Fórmula 1.

A máquina escolhida por Nico Rosberg

O alemão escolheu a pintura cinza para seu carro, mas a parte mais interessante é a estrela de três pontas (o logotipo da Mercedes) no capô, que foi pintada de preto. Essa customização é exclusiva de Rosberg, pois não foi replicada por nenhum dos 275 proprietários do AMG One. Para alcançar o tom perfeito, foram aplicadas 16 camadas de tinta.

O hipercarro utiliza um sistema híbrido inspirado no carro de F1 que Rosberg pilotava em sua época: um motor V6 1.6 turbo de 574 cv combinado com quatro motores elétricos. Juntos, esses cinco propulsores entregam 1.063 cv e 99 kgfm de torque, enquanto o câmbio automatizado possui sete marchas.

A disposição dos motores elétricos é bastante complexa e incomum. Dois motores são responsáveis pela tração nas rodas dianteiras, o terceiro aciona o turbocompressor para eliminar o turbo lag, e o último é conectado diretamente ao motor a combustão. Este motor, por sua vez, tem a rotação máxima limitada a 11.000 rpm, garantindo uma durabilidade superior à que se vê na Fórmula 1, onde a vida útil é de apenas alguns milhares de quilômetros.

Apresentado como conceito no Salão de Frankfurt (Alemanha) em 2017, o AMG One teve sua primeira unidade de produção entregue apenas no ano passado. Os engenheiros da Mercedes enfrentaram vários desafios para adaptar o motor de F1 e homologá-lo para uso nas ruas, especialmente em relação ao software.

Pesando 1.695 kg, o supercarro híbrido acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 2,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 350 km/h, semelhante à de um carro de F1. Apenas 275 unidades são fabricadas em Coventry, na Inglaterra.

Outros famosos possuem o carro

Além de Rosberg, a lista de proprietários do exclusivo AMG One é bastante extensa. O piloto de F1 Valtteri Bottas já recebeu seu hipercarro, assim como o heptacampeão Lewis Hamilton, que deixará a Mercedes para se juntar à Ferrari no final desta temporada. O atacante norueguês Erling Haaland e o ex-piloto de F1 David Coulthard também estão entre os felizes proprietários. Além disso, há dois brasileiros nessa seleta lista, embora eles residam na Europa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.