Confirmado: Campeão da F3 terá o mesmo destino de Gabriel Bortoleto no automobilismo

0

Leonardo Fornaroli foi confirmado pela equipe Invicta como um dos seus pilotos na Fórmula 2 para a temporada de 2025, logo após conquistar o título da Fórmula 3 em Monza no último domingo (1º).

Aos 19 anos, Fornaroli fez história ao se tornar o primeiro italiano a vencer o campeonato de F3 em sua atual configuração, superando o compatriota Gabriele Mini com uma ultrapassagem decisiva sobre Christian Mansell na curva final, garantindo o terceiro lugar.

Após cruzar a linha de chegada em segundo lugar, Gabriele Mini foi desclassificado devido a pressões de pneus abaixo dos níveis mínimos exigidos, o que permitiu a Leonardo Fornaroli conquistar o título com uma margem de 23 pontos.

Fornaroli também fez história ao se tornar o primeiro piloto a liderar a classificação sem vencer uma única corrida, destacando-se pela consistência ao alcançar sete pódios ao longo da temporada.

A transição para a Invicta marca o fim de um relacionamento de três anos com a Trident, equipe com a qual Fornaroli competiu na FRECA em 2022 e em suas duas temporadas de F3.

Mesmo caminho de Gabriel Bortoleto

Atualmente, a Invicta conta com o campeão de F3 de 2023, Gabriel Bortoleto, e Kush Maini, liderando a classificação das equipes no primeiro ano do novo chassi Dallara.

“Estou muito feliz em comemorar a vitória no campeonato de F3 com essa notícia e ansioso para subir para a F2 na próxima temporada”, afirmou Fornaroli. “A Invicta Racing provou ser uma das melhores equipes da F2 ao longo dos anos, incluindo nesta temporada.”

“Estou muito empolgado para trabalhar com a equipe na temporada de 2025. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer à Trident pelos últimos três anos; eles realmente são a melhor equipe da F3.

“Passar da melhor equipe da F3 para a melhor da F2 é verdadeiramente a realização de um sonho.”

Embora a consistência tenha sido a chave para o sucesso de Fornaroli, haverá questionamentos em sua primeira temporada na F2 sobre sua capacidade de vencer corridas, já que suas vitórias mais recentes em monopostos ocorreram em 2021, com um único triunfo em cada um dos campeonatos de F4 da Europa Central e F4 Italiana.

Antes de sua estreia no início da campanha de 2025, Fornaroli participará do teste de pós-temporada em Abu Dhabi com sua nova equipe.

“Estamos absolutamente encantados em receber Leonardo na equipe para 2025”, disse Andy Roche, diretor da equipe Invicta.

“Ganhar o campeonato de F3 é uma conquista incrível para ele, e não tenho dúvidas de que ele fará um trabalho brilhante em 2025. Temos acompanhado a carreira de Leonardo em monopostos há alguns anos, e é evidente que ele é um talento excepcional.”

“Seguindo os passos de Gabriel neste ano, estamos entusiasmados por receber o atual campeão da F3 em nossa equipe pelo segundo ano consecutivo.”

A vitória de Bortoleto, partindo do último lugar no grid na corrida principal da F2 no domingo, o colocou a 10,5 pontos do líder do campeonato, Isack Hadjar (Campos), faltando três etapas para o fim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.