Como funciona o sempre falado túnel de vento para as equipes da Fórmula 1?
Para a construção de um carro de Fórmula 1, várias ferramentas são importantes para conseguir montar o melhor modelo possível, de acordo com a quantia que a equipe tem disponível em caixa. Para conseguir ter mais informações sobre o desempenho do modelo em uma pista, o túnel de vento é importante para conseguir simular o carro em uma pista, assim conseguindo ter informações sobre os dados acerca da aerodinâmica.
Mesmo que seja algo importante para as equipes, poucas possuem o seu própio túnel de vento, ainda, cada equipe tem um tempo determinado para usar essa tecnologia. Para conseguir montar o modelo em uma fábrica, são necessários anos até que chegue a data quando ele poderá funcionar. Por exemplo, a Aston Martin está na fase final da construção do seu túnel de vento, sendo que existe o risco de que eles não consigam usar o modelo para a temporada de 2025.
Conheça mais sobre o túnel de vento que as equipes usam na Fórmula 1
Mesmo que o túnel de vento seja importante para que as equipes consigam trazer evoluções certeiras para os seus carros, os dados obtidos podem ser diferentes da realidade. Assim, para ter um modelo que consiga funcionar perfeitamente, é necessário calibrar o túnel de vento. Além disso, para a construção do modelo, é necessário contar com um grande grupo de pessoas. Em entrevista concedida à Motorsport, Jean-Claude Migeot, que trabalhou na Ferrari e Tyrell, falou mais sobre o túnel de vento.
“É preciso operar o túnel em todas as condições e, primeiro, verificar se o construtor fez um bom trabalho e, depois, operar todos os componentes eletrônicos das [unidades] de controle. É um trabalho enorme para um grupo de pessoas e leva pelo menos um mês. E então, se estiver tudo certo – porque se não estiver tudo certo, você estará consertando algo que não leva horas, mas dias e semanas de mudanças – então você começa a trabalhar com o modelo”, conta Migeot.