Como estava o mundial de construtores da Fórmula 1 em 2023 restando apenas três corridas?
A temporada de 2024, ainda em andamento com três GPs restantes, já entrou para a história da Fórmula 1 por ter o maior número de corridas programadas no calendário. Nos últimos anos, a categoria conseguiu realizar 22 provas, embora o objetivo de alcançar 24 corridas tenha sido adiado várias vezes por diferentes motivos.
No campeonato anterior, por exemplo, os GPs da China e da Emilia-Romagna, em Ímola, não ocorreram devido a problemas relacionados à COVID-19 e a graves enchentes que afetaram a região em maio.
Enquanto aguardamos a próxima corrida, marcada para este fim de semana em Las Vegas, vale analisar a atual classificação dos Construtores após 21 corridas e compará-la com a da temporada passada, também após 21 GPs.
Como estava o mundial naquele momento do campeonato?
O destaque fica para a posição da Red Bull, que liderava isoladamente com 822 pontos (+430 sobre a Mercedes) no ano anterior e agora ocupa a terceira posição, com 544 pontos, atrás da McLaren e da Ferrari.
O que chama a atenção é, além da queda da equipe de Milton Keynes, o crescimento significativo da McLaren, que lidera com 593 pontos, comparados aos 284 do ano passado, quando estava em quarto lugar.
A Ferrari também cresceu e agora disputa o título, estando 36 pontos atrás da McLaren. Em 2023, a Ferrari ocupava a terceira posição com 388 pontos, enquanto agora tem 557. A Mercedes, por sua vez, caiu: segunda colocada em 2023, agora está em quarto, com dez pontos a menos. J
á a Aston Martin tem mantido sua constância: quinto lugar em 2023 e novamente nesta temporada, com uma diferença marcante de pontos — 276 no ano passado contra 86 em 2024.
Assim como a Aston Martin, a Alpine também manteve sua posição em sexto lugar, embora tenha marcado 71 pontos a menos que no ano passado. A Haas, por outro lado, apresenta uma grande recuperação: subiu para a 7ª colocação, com 34 pontos a mais do que na última temporada.
O mesmo ocorre com o time conhecido anteriormente como AlphaTauri, que, mantendo o oitavo lugar, aumentou sua pontuação de 21 para 44 pontos. Entre as equipes que tiveram queda de desempenho está a Williams: sétima em 2023, com 28 pontos, agora ocupa o penúltimo lugar com 17 pontos.
Já a Sauber, anteriormente Alfa Romeo, foi nona em 2023 com 16 pontos, mas, após 21 corridas este ano, segue sem pontuar, sendo a única equipe ainda zerada na tabela.