Com quantos anos Fernando Alonso assinou seu primeiro contrato na F1?
Fernando Alonso é um dos pilotos mais velhos dentro do grid da Fórmula 1, com 42 anos e bem próximo de completar 43 em julho. Nas últimas semanas, ele e Aston Martin anunciaram a renovação do seu vínculo ao menos até a temporada de 2026. Portanto, o espanhol tem a sua permanência garantida até os 45 anos. Mesmo com uma idade mais avançada, ele ainda segue disputando em alto nível.
A sua carreira na categoria começou no ano de 2001, quando tinha somente 19 anos de idade. Com um contrato assinado com a Renault, Alonso conseguiu uma chance de estrear na categoria pela Minardi, que já estava vivendo os seus últimos momentos dentro da F1. Assim, a Renault aceitou ceder o espanhol para a escuderia adversária, onde ele teve a oportunidade de fazer sua primeira temporada na categoria.
Fernando Alonso teve boa estreina na F1 com apenas 19 anos, mas não ficou na categoria em 2002
Para um estreante, Fernando Alonso teve um excelente desempenho e conseguiu trazer resultados surpreendente com um carro que não era competitivo. O seu melhor resultado nesse primeiro ano foi um décimo lugar. Porém, mesmo com resultados decentes para um jovem, ele não conseguiu assegurar uma vaga para a próxima temporada na Fórmula 1. Assim, ele voltou para a Renault.
Durante a temporada de 2002, Alonso ficou como piloto reserva da escuderia francesa, onde realizou testes e pode se aperfeiçoar ainda mais dentro da categoria. Em 2003 ele virou titular da Renault, onde permaneceu até o final de 2006, onde conseguiu conquistar dois títulos da categoria mas deixou a equipe para se juntar a McLaren, que iria contar com Lewis Hamilton, em sua estreia na categoria.