Na última quinta-feira (4), um novo campeonato brasileiro que envolve o automobilismo foi revelado. Porém, não se trata de corridas acontecendo em circuitos da vida real mas sim nos virtuais. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) agora conta com o seu própio órgão para competições de automobilismo virtual, a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV).
Ela é a responsável por gerir o mais novo Campeonato Brasileiro F4 iRacing, que irá utilizar os bólidos de F4 do simulador iRacing, que é considerado uma dos melhores jogos de simulação de corridas. A competição conta com o suporte da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), que também utiliza a mesma plataforma para suas competições virtuais. Em nota, o presidente da CBA Giovanni Guerra comentou sobre a importância da nova competição.
“A CBA está muito feliz em estar engajada com a FIA também no Automobilismo Virtual. O trabalho da vice-presidente de esporte para a América do Sul, Fabiana Ecclestone, foi fundamental para esse impulso, que aconteceu a partir do Sul-americano do ano passado. Agora, vamos acelerar no mundo virtual, com a mesma força que fazemos no real”, destacou Guerra.
Veja como participar do novo campeonato de automobilsimo virtual que tem suporte da FIA
A competição é aberta para todos os entusiastas do automobilismo virtual, sendo necessário possuir a Cédula Desportiva de Piloto de Automobilismo Virtual (PAV) para se inscrever. O documento pode ser obtido em uma das 22 federações estaduais de automobilismo que estão espalhadas pelo país. A inscrição para a competição deve ser feita através do site da CBA.
Entre os dias 15 a 21 de julho será realizada uma seletiva e a pista utilizada será a de Okayama. De acordo com a entidade, os usuários inscritos irão receber uma chave para cadastro no simulador, que irá disponibilizar o carro FIA Fórmula 4 para os competidores. Durante esses dias, os inscritos poderão dar voltas rápidas no circuito e os 30 melhores irão participar da competição.