Chegada de Gabriel Bortoleto na Sauber é alvo de crítica
Na última quarta-feira (6) a Sauber confirmou a contratação de Gabriel Bortoleto para a próxima temporada da Fórmula 1. O jovem é um dos grandes destaques desta temporada e tem sido cotado como principal candidato ao título da Fórmula 2. Ele irá formar dupla com Nico Hulkenberg, sendo que os dois serão os primeiros pilotos da nova fase da equipe em 2026, que irá assumir o nome da Audi, que possui 100% das ações da equipe.
Porém, a contratação de Bortoleto não foi bem vista por todos. O ex-chefe da equipe júnior da Red Bull, Franz Tost, foi um dos que fez críticas a escolha do jovem brasileiro. Para ele, o nome que deveria ser escolhido é o de Mick Shumacher, que também era um dos cotados para ocupar esse assento. Tost também destacou que Schumacher tem mais quilometragem na categoria.
“Oliver Bearman saiu da pista com frequência e parecia sobrecarregado. E Franco Colapinto teve dois acidentes graves. Isso custou milhões a Williams. Do ponto de vista político, também seria uma decisão extremamente infeliz. Mick ainda é jovem e venceu as duas principais categorias de base, algo que Bortoleto ainda não alcançou. Além disso, ele é muito rápido, melhorou constantemente durante seus dois anos com a Haas e agora, em seu papel como piloto de testes, tem muita experiência em quilometragem com os carros atuais da Fórmula 1”, afirmou Tost.
Gabriel Bortoleto terá primeiro contato com a Sauber ainda em 2024
Gabriel Bortoleto ainda não teve contato com um carro da Fórmula 1, assim, inicialmente, ele só usaria esse modelo pela primeira vez em 2025. Porém, a Sauber surpreendeu todos e assegurou que Bortoleto usará o carro de Fórmula 1 pela primeira vez ainda neste ano. Ele irá participar do teste de jovens pilotos da categoria, que acontece logo após o Grande Prêmio de Abu Dhabi.