Chefão da McLaren explica polêmicas regras adotadas pela equipe
Durante o Grande Prêmio da Itália, em Monza, um termo inusitado fez muitos fãs sorrirem – “regras papaia” – repetido várias vezes via rádio para Oscar Piastri e Lando Norris enquanto eles duelavam, quando a corrida ainda parecia totalmente sob o controle da McLaren, antes de Ferrari e Charles Leclerc implementarem sua estratégia vencedora.
Mas o que significa esse termo codificado, que os engenheiros de pista de Norris e Piastri repetiram aos seus pilotos para definir as regras de disputa? O CEO da McLaren, Zak Brown, encarregou-se de desvendar o mistério, comentando após a corrida o duelo entre seus dois pilotos, que gerou debate em todo o paddock sobre as políticas de gestão de ordens de equipe em Woking.
O que disse o chefe da McLaren?
“As ‘regras papaia’ significam simplesmente: ‘vocês são companheiros de equipe, competem entre si, mas de forma limpa, sem se tocar’ – explicou o técnico californiano – e foi exatamente isso que aconteceu. A ultrapassagem na largada [de Piastri sobre Norris] foi agressiva, então vamos conversar sobre isso. Acompanhar tudo do pit wall foi um pouco estressante – admitiu Brown – mas, na verdade, é apenas uma questão de respeitar o seu companheiro de equipe.”
O CEO da equipe britânica também reconheceu que Norris ficou um pouco surpreso com a agressividade demonstrada por Piastri durante a primeira volta: “Acho que Lando provavelmente foi pego de surpresa por aquele movimento – concluiu – ele provavelmente pensou que iriam avançar como primeiro e segundo para abrir uma pequena vantagem sobre os perseguidores, então é algo que discutiremos internamente.”