Carlos Sainz quebra a banca e vence na Austrália; classificação completa da F1

0

Deu zebra na Austrália! Nessa madrugada de sábado para domingo (24), quem apostou no óbvio acabou se dando mal. Carlos Sainz quebrou a banca e conquistou a vitória no GP australiano, 3ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1.

Foi uma corrida absolutamente consistente do espanhol. Largando na segunda colocação, pouco tempo depois do começo da prova conseguiu ultrapassar o então líder Max Verstappen em uma ótima manobra por fora.

A partir daí tudo deu certo para Sainz. Na 5ª volta, Verstappen abandonou com um problema de freio na sua Red Bull, o espanhol soube administrar a vantagem sem ser ameaçado nem mesmo pelo companheiro de equipe Charles Leclerc.

No final, com o acidente de George Russell, Sainz se deu ao “luxo” de cruzar a linha de chegada sob bandeira amarela do virtual Safety Car, para conquistar a sua terceira vitória na carreira e a primeira em 2024.

Classificação final do GP da Austrália:

Captura de tela 2024 03 24 023324
Outro ponto importante diz respeito a Haas, que conseguiu pontuar com seus dois pilotos

Abandono de Verstappen

Enquanto tentava alcançar Sainz, Verstappen comunicou via rádio que havia perdido repentinamente o controle do carro, porém, sem entender a razão. Logo em seguida, ele mencionou que a traseira do veículo estava instável. Não demorou muito para sua posição no grid cair rapidamente, perdendo velocidade nas curvas de Melbourne.

Este foi o primeiro abandono de Verstappen desde o Grande Prêmio da Austrália de 2022, ocasionado por um vazamento de óleo em seu motor. Desta vez, ele teve que ir diretamente para os boxes, enfrentando um incêndio na parte traseira do carro, um pneu estourado e até a utilização de extintores ao chegar. Com isso, o pódio passou a ser ocupado por Sainz, Norris e Leclerc.

Corrida para esquecer da Mercedes

O fim de semana na Austrália se transformou em um verdadeiro pesadelo para Lewis Hamilton. Desde sexta-feira, o piloto britânico já havia expressado ter enfrentado “um dos piores treinos” de sua carreira. A sessão de classificação também não foi favorável ao heptacampeão, que conseguiu passar por pouco para o Q2, mas foi interrompido ali, largando na 11ª posição. Infelizmente, a corrida terminou prematuramente para ele após apenas 17 voltas, devido a problemas no motor.

Este foi o primeiro abandono conjunto de Lewis Hamilton e Max Verstappen desde o Grande Prêmio da Itália de 2021, quando ambos colidiram e foram obrigados a deixar a prova, com o carro da RBR chegando a subir sobre o da Mercedes.

Se o abandono de Hamilton já representava um golpe duro para a Mercedes, a equipe alemã ainda não estava preparada para o que aconteceria na última volta. George Russell virou o carro e precisou encerrar sua corrida. O britânico estava na sétima posição.

Luta pelo pódio

Na volta 30, a equipe McLaren solicitou que Oscar Piastri, ocupando a terceira posição, trocasse de lugar com Lando Norris, que demonstrava um desempenho mais rápido. O piloto australiano concordou e cedeu a última posição no pódio ao seu companheiro de equipe, que assegurou a terceira colocação até o final da corrida.

Sergio Pérez, que havia sido penalizado com a perda de três posições no grid, partiu determinado a buscar um lugar no pódio, onde originalmente deveria ter largado. Como único representante da Red Bull Racing na corrida após o abandono de Verstappen, o piloto mexicano ultrapassou George Russell e Fernando Alonso, visando se aproximar dos dois carros da McLaren.

Mais uma para conta da Ferrari

A Ferrari conquistou sua 244ª vitória, marcando a primeira da temporada de 2024! Carlos Sainz alcançou seu terceiro triunfo na carreira, adicionando-se às vitórias na Inglaterra em 2022 e em Singapura em 2023. Além disso, a equipe italiana garantiu seu terceiro pódio consecutivo nesta temporada.

Esta marca representa a 86ª dobradinha da Ferrari, sendo a primeira desde o Grande Prêmio do Bahrein de 2022, quando na ocasião foram os mesmos pilotos, em posições invertidas, com o monegasco conquistando a vitória e o espanhol ficando em segundo lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.