Carlos Sainz pode rasgar contrato com a Williams para correr pela Cadillac? Consultor afirmou
O ex-piloto e campeão da Fórmula 1 em 1997, Jacques Villeneuve, apontou Carlos Sainz como a escolha ideal para a nova equipe Cadillac-GM, que estreará como a 11ª equipe da categoria em 2026. Com diversos pilotos de olho em uma vaga no novo time, Villeneuve destacou as qualidades de Sainz para o projeto.
“Para uma equipe como essa, Sainz é exatamente o tipo certo, porque ele tem ajudado as equipes a se desenvolverem. Foi por isso que a Williams o contratou, mas não sei se eles estariam dispostos a deixá-lo sair antes de 2026”, comentou o canadense.
Por outro lado, Villeneuve reconheceu que a Cadillac pode não ser a primeira opção para os pilotos mais renomados. “Todos dirão: ‘Eu sou perfeito para ajudá-los a construir a equipe’. Mas não será fácil, porque um piloto com experiência em uma equipe de ponta não ficaria satisfeito apenas em participar da construção de um time. Não será um destino prioritário para os grandes nomes”, afirmou.
O ex-piloto também destacou o papel crucial do investimento financeiro para atrair talentos e patrocinadores. “É um negócio. Será caro para eles, porque se trata de uma equipe nova. Ninguém com boa reputação ou renome simplesmente vai se envolver. Será necessário muito dinheiro”, concluiu Villeneuve.
Sainz pode sair da Williams a qualquer momento?
Carlos Sainz assinou um contrato de dois anos com a Williams, mas os rumores sobre uma possível saída circularam mesmo após o anúncio oficial do acordo.
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que o contrato de Sainz com a Williams inclui uma cláusula de saída, permitindo que o piloto deixe a equipe caso receba uma oferta de uma “grande equipe”.
Após o GP da Bélgica, a Williams anunciou que Sainz havia assinado um contrato para “2025, 2026 e além”. No entanto, quase imediatamente, especulações sobre cláusulas de saída começaram a surgir, levando o chefe da equipe, James Vowles, a se manifestar.
“Existem exatamente 10 pessoas no mundo que sabem o que está no contrato. O grupo de Carlos sabe, e eu sei. Qualquer coisa que você leu na internet é pura especulação,” afirmou Vowles.
Apesar disso, Helmut Marko reforçou os rumores em sua coluna para a publicação austríaca Speedweek.
“É trágico que ele esteja tendo sua melhor temporada na Ferrari e não consiga uma vaga em uma equipe de ponta. Mas a Williams deve avançar, e ele contará com um motor competitivo. Além disso, aparentemente, há uma cláusula em seu contrato que o permite sair caso receba uma oferta de uma equipe muito melhor,” concluiu.