Desde o ano de 1990, as corridas de Fórmula 1 no Brasil tem sido realizadas no Circuito de Interlagos, que é considerado um dos melhores no Brasil. Já no automobilismo brasileiro, é difícil ver o surgimento de novos ciruitos ao redor do país. Porém, em breve, um novo autódromo pode compor a lista de pistas que existem em território brasileiro. Nesta quarta-feira (18), a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou um projeto de construção de um novo autódromo.
Caso seja sancionado pelo prefeito Eduardo Paes, a nova pista será construída na região de Guaratiba, delimitado entre a Avenida Dom João VI, a Estrada da Capoeira Grande, a Estrada da Matriz e a Rua 74 do PAL 18.529. No total, está sendo disponibilizada a área de 2.210.025 m² para essa construção. Ao que tudo indica, Paes deve aprovar o projeto sem maiores problemas.
Rio de Janeiro se aproxima de contar com um novo autódromo
Desde o fim do Autódromo de Jacarepaguá, em 2012, o Rio de Janeiro ficou de fora do cenário das corridas. Atualmente, onde ficava a pista em Jacarepaguá hoje é o complexo esportivo das olímpiadas de 2016. No ano de 2019, a cidade ficou bem próxima de poder contar com um novo circuito. A Rio Motorsports tinha o planejamento de realizar a construção em Deodoro.
Porém, fraudes foram apontadas na licitação para a realização do projeto no local e as coisas não evoluíram. Assim, Interlagos seguiu como a casa da Fórmula 1 no país, ao menos até o ano de 2030, quando o seu contrato com a Liberty Media encerra.