Bandeira Amarela na Fórmula 1: Quando é usada, surgimento e informações

0

Atualmente existem dez bandeiras usadas na Fórmula 1, sendo que a bandeira amarela é uma das mais populares. Sempre que existe alguma confusão na pista ela é acionada para alertar os pilotos e evitar acidentes. Aliás, é tão antiga que foi criada muito antes do surgimento da categoria mais veloz do automobilismo.

Ao longo dos anos a F1 passou por diversas atualizações em seu regulamento, como mudanças na distribuição dos pontos, teto de gastos e ainda uso de componentes. O que não mudou foi a presença da bandeira amarela, sempre alertando os pilotos, embora suas regras tenham passado por atualizações.

Regras da bandeira amarela na Fórmula 1

As bandeiras amarelas são usadas normalmente para avisar os pilotos sobre perigos na pista. Mas, também são acionadas em outras situações, como nas entradas e saídas do safety car, ela é usada das seguintes maneiras:

  • Uma bandeira: perigo próximo, detritos de acidentes – devem reduzir a velocidade no setor;
  • Duas bandeiras: perigo extremo – devem estar duplamente atentos, preparados para uma possível parada do carro;
  • Uma bandeira e Placa de VSC: a FIA impõe uma velocidade que os pilotos devem respeitar. Quem não seguir pode ser punido;
  • Uma bandeira e Placa SC: os piltos devem reduzir a velocidade para a entrada do safety car.

Quando a bandeira amarela é usada na Fórmula 1?

A bandeira amarela serve para alertar os pilotos sobre perigo na pista. Ela é uma das mais populares e usadas na Fórmula 1 ao longo da história. Então, quando algum objeto estranho está no asfalto, um carro parou em lugar perigoso ou situações atípicas de risco são sinalizadas com esta bandeira.

Sempre que o safety car entra na pista este instrumento de segurança é usado, o que também acontece com o VSC.

Pode ultrapassar com bandeira amarela?

Não, as regras da Fórmula 1 proibem que os pilotos façam ultrapassagens em trechos com bandeira amarela na pista. Elas servem para alertar os condutores sobre ameaças próximas, por isso devem pilotar com cuidado. Nos casos em que são mostradas bandeiras duplas, a velocidade dos carros deve ser ainda mais baixa, também com a proibição de ultrapassagens.

É comum que fiscais trabalhem sobre a pista ou nas proximidades do setor sinalizado. Desse modo, aumentam os riscos, sendo que o piloto pode ser obrigado a frear o carro ou mesmo parar o veículo, assim fica completamente proibida a ultrapassagem em trechos sinalizados com bandeiras amarelas.

A única excessão para ultrapassagens com bandeiras amarelas é referente a carros quebrados ou andando em velocidade extremamente lenta. Então, se um carro começa a reduzir a velocidade por um problema técnico, é permitido que outro veículo faça a ultrapassagem, sempre com cautela.

Bandeira amarela durante treinos classificatórios

Durante os treinos de classificação, se o piloto avistar uma bandeira amarela, deverá reduzir a velocidade do carro para evitar complicações. Isso por si só já atrapalha bastante a chance de que esta volta seja bem-sucedida em relação ao tempo. Mas, se forem mostradas bandeiras amarelas duplas, eles devem desistir imediatamente de uma volta rápida.

As regras determinam que qualquer piloto que passar por um setor com bandeiras amarelas duplas agitadas deverá reduzir a velocidade, estando em alerta máximo para mudar a direção do carro de forma abrupta. Os comissários de prova entendem que o piloto cumpre estes objetivos apenas quando não tentou marcar um tempo de volta rápida. Dessa forma, ele deve desistir de tentar marcar um bom tempo. Porém, isso não quer dizer que deva ir aos boxes, pois a pista pode ser liberada na próxima volta.

Em relação a ultrapassagens, vale a mesma regra do que para corridas: é permitida somente quando um carro está claramente mais lento naquele setor com a bandeira amarela.

Quando a bandeira amarela surgiu na F1?

A primeira temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 foi disputada em 1950, com a presença de 10 equipes e título conquistado pelo italiano Giuseppe Farina, que pilotava um carro da Alfa Romero. A bandeira amarela já existia desde 1899, quando passaram a ser disputadas as primeiras corridas de automóveis. Portanto, ela sempre existiu na categoria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.