Uma disputa de poder parece ter começado dentro da Audi entre Oliver Hoffmann e Andreas Seidl. O ex-chefe da equipe McLaren, Seidl, foi nomeado diretor executivo da Sauber Motorsport no início da temporada passada, antes de se tornar CEO da equipe Audi F1 em março deste ano.
Sua nomeação para o cargo na Audi ocorreu no momento em que a montadora alemã confirmou oficialmente que estava assumindo 100% do Grupo Sauber, preparando a equipe de F1 para se tornar Audi em 2026.
Naquele dia, Seidl agradeceu ao representante-chefe da Audi na Fórmula 1, Oliver Hoffmann, pela “confiança” e expressou seu entusiasmo em liderar a Audi na Fórmula 1 junto com uma equipe altamente motivada como CEO da Audi F1 Team. No entanto, quatro meses depois, surgem relatos de problemas.
Um tentando se livrar do outro
De acordo com a AutoAction, Hoffmann e Seidl estão “em desacordo e, supostamente, em uma batalha para se livrarem um do outro”. Estimulado pelo fracasso da equipe em marcar pontos nesta temporada e pela aparente falha na tentativa de contratar Carlos Sainz, a tensão aumentou entre a alta gerência.
Isso levou a uma batalha que pode resultar na deposição de Seidl, caso Hoffmann consiga o que quer. De acordo com a publicação, “Hoffmann está planejando demitir Seidl e substituí-lo por Mike Krack, da Aston Martin, que se tornaria o diretor da equipe Audi F1, com Hoffmann assumindo o cargo de CEO do Sauber Group, além de ser o principal representante da Audi.”
Ao mesmo tempo, “Seidl está pressionando o Conselho de Administração para demitir Hoffmann”, pois ele deseja assumir os poderes de Representante Chefe. Parece que a única coisa em que Hoffmann e Seidl concordam é em relação a Krack, com Seidl também interessado em nomeá-lo como Diretor da Equipe.
Seidl pode contar com o apoio do presidente-executivo da Audi, Gernot Doellner, que também quer a saída de Hoffmann. Enquanto os rumores de conflitos internos persistem nos bastidores, a Audi prossegue com seus preparativos para a F1, tendo recentemente nomeado o ex-piloto da Mercedes, Stefan Strähnz, como o novo diretor de programa da equipe de F1.
Anteriormente, anunciaram Stefano Sordo, ex-Red Bull e McLaren, assim como Lee Stevenson, ex-mecânico chefe da Red Bull. A equipe também confirmou um novo patrocinador e uma parceria de desenvolvimento técnico que torna a bp a primeira parceira oficial da equipe de fábrica da Audi na F1.
A bp será responsável pelo desenvolvimento do combustível sustentável avançado especificado pela FIA para a entrada da Audi, enquanto a Castrol fornecerá os lubrificantes para o primeiro motor V6 de F1 do fabricante alemão.