Quando o ex-chefe de mecânicos da Red Bull, Leeroy Stevenson, anunciou sua saída da equipe após 18 anos de serviço “para ir para o outro lado do pitlane”, ficou evidente qual era o atrativo para o britânico: a Audi, que está assumindo a vaga atualmente ocupada pela Sauber, está recrutando profissionais em todas as áreas e está exercendo pressão no mercado de pilotos também.
No Grande Prêmio do Japão, Stevenson fez sua estreia na nova equipe, juntamente com outros membros conhecidos de equipes maiores entre os mecânicos. Isso provavelmente se tornará uma tendência até a estreia da equipe alemã em 2026.
Além disso, aqueles que chegam, com experiência em equipes mais estruturadas, já identificaram deficiências significativas na forma como a Sauber opera atualmente. A questão dos pit stops lentos, que têm marcado o início da temporada da equipe, está relacionada tanto aos equipamentos usados para a troca de pneus, que são inconsistentes dependendo da temperatura, quanto aos procedimentos.
Contratações estão a todo vapor
Isso é apenas um dos aspectos que precisam ser melhorados antes que a equipe se torne a equipe de fábrica da montadora alemã. Portanto, eles estão buscando atrair profissionais em todas as áreas. Pelo menos 100 contratações já foram feitas.
Com o ajuste no teto orçamentário para equiparar os salários à realidade suíça, onde a sede da Audi estará localizada (na mesma fábrica onde a Sauber opera atualmente, que está em processo de venda total para os alemães), eles agora podem oferecer salários mais competitivos. Como o custo de vida na Suíça é mais alto, cada 150 mil francos suíços pagos aos funcionários contam como se fossem 100 mil francos suíços no teto.
Sobre a saída de Stevenson, que foi seu principal mecânico até 2020, Verstappen comentou compreender a decisão do profissional. “Eles ofereceram uma ótima oportunidade. Não o culpo por tentar algo diferente. Nós compartilhamos grandes momentos juntos, e às vezes a vida te dá oportunidades, e talvez você possa sair um pouco da sua zona de conforto, tentar algo novo. E, se não funcionar, você sempre pode voltar.”
Audi aquece o mercado de pilotos
No entanto, não é apenas o mercado de mecânicos e engenheiros que a Audi está movimentando. Os alemães estão buscando definir sua dupla de pilotos o mais rápido possível e desejam que eles já estejam com a Sauber no ano de transição de 2025. Eles não consideram a permanência de Valtteri Bottas ou Guanyu Zhou, sua dupla atual.
Em outras palavras, há duas vagas para um projeto que ainda é uma incógnita, mas que pode representar uma boa aposta para o futuro. Com a estreia das novas regras da F1 em 2026, incluindo uma nova unidade de potência, assinar com a Audi significa fazer parte de uma equipe de fábrica quando o desempenho dos motores será um diferencial.
A Audi tem mantido conversas com Carlos Sainz há algum tempo, mas a decisão surpreendente de Lewis Hamilton de ir para a Ferrari abriu outras oportunidades para o espanhol, que agora está cotado para Red Bull, Mercedes e Aston Martin. São três equipes que fabricam seus próprios motores (no caso da Aston Martin, em parceria com a Honda) e que oferecem um risco menor do que a transferência para a Audi.
Por outro lado, há uma preocupação por parte de Sainz de ficar sem opções, já que o mercado de pilotos está muito agitado muito antes do esperado, como também observou Helmut Marko. “O mercado de pilotos explodiu em abril, e normalmente isso não acontece em abril. É ridículo, mas não vamos cair nesse jogo. Ouvi dizer que a Audi está colocando pressão, mas é um tanto estranho que uma recém-chegada exerça pressão no mercado de pilotos.”
Outro nome frequentemente associado à Audi é Nico Hulkenberg, alemão experiente que tem feito um bom trabalho na Haas.