Aston Martin ganha carta na manga para o título de 2026 na F1 (não é Adrian Newey)

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A Aston Martin deu um passo significativo em direção ao seu objetivo de se tornar uma forte candidata ao título da Fórmula 1 em 2026. A equipe está prestes a concluir a fase de comissionamento de seu novo túnel de vento de última geração, localizado em sua fábrica em Silverstone.

Com a construção finalizada, o túnel está passando por testes e calibração para garantir que esteja totalmente operacional até o final do ano. Essa nova instalação substituirá o arrendamento de longo prazo do túnel de vento da Mercedes, que a Aston Martin utilizava em Brackley.

“Estamos assegurando que a superfície que interage com o modelo do carro atenda às nossas expectativas, e isso deve levar dois ou três meses para ser totalmente ajustado”, explicou Luca Furbatto, diretor de engenharia da equipe.

“Será ideal para iniciar o desenvolvimento do carro de 2026, que pode começar em janeiro de 2025. Acredito que o carro de 2025 ainda terá desenvolvimento contínuo, mas é importante encontrar um bom equilíbrio entre os investimentos para 2025 e 2026,” acrescentou.

Equipe espera conseguir vantagem

A Aston Martin espera que o novo túnel proporcione uma vantagem competitiva significativa, destacando que o último túnel de vento construído para a Fórmula 1 foi há 20 anos e que as tecnologias evoluíram muito desde então.

“Hoje, temos ferramentas que não estavam disponíveis naquela época,” comentou Furbatto.

Além disso, a equipe ganhará mais controle sobre o uso do túnel, sem depender do espaço alocado no túnel da Mercedes. “Embora o túnel da Mercedes seja eficiente, ele não está em nossa sede e geralmente só podemos utilizá-lo nos fins de semana, o que não é ideal,” completou Furbatto.

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