Após título de construtores confirmado, Oscar Piastri encerra ciclo na McLaren

0

A McLaren voltou ao topo da Fórmula 1 após anos de espera. Com o desfecho do GP de Abu Dhabi neste domingo (8), a equipe conquistou o Campeonato Mundial de Construtores, encerrando um incomodo jejum na principal categoria do automobilismo mundial.

A temporada 2024 começou dominada pela Red Bull, mas a McLaren emergiu como grande rival à medida que Lando Norris e Oscar Piastri apresentaram desempenhos cada vez mais consistentes. A virada no campeonato veio após a vitória de Piastri no GP do Azerbaijão, quando o time britânico assumiu a liderança entre os construtores, algo que não acontecia desde 2022.

A partir daí, a equipe britânica manteve um controle estratégico sobre os resultados, garantindo presenças frequentes no pódio e na zona de pontos. Enquanto no início do campeonato a Red Bull era sua principal adversária, na reta final foi a Ferrari que desafiou a McLaren, entrando em Abu Dhabi com uma diferença de apenas 21 pontos.

No GP decisivo, a vitória de Norris e o décimo lugar de Piastri garantiram o título para a McLaren, mesmo com o segundo e terceiro lugares da Ferrari, conquistados por Carlos Sainz e Charles Leclerc, respectivamente.

Ao longo da temporada, a McLaren acumulou 20 pódios entre seus dois pilotos, com cinco vitórias no total – três de Norris e duas de Piastri. Em três corridas, ambos os pilotos terminaram no top-3, destacando a força do time.

Fim de ciclo pela McLaren

A conquista encerra uma verdadeira seca. Desde 1998 a McLaren não conquistava o mundial de construtores, a última vez havia acontecido com a dupla Mika Hakkinen e David Coulthard. Agora, Oscar Piastri ao lado de Lando Norris encerra esse ciclo sem título pela equipe britânica.

Este é o nono título de Construtores da McLaren, igualando a marca da Williams. . Agora, a equipe britânica está a sete títulos da Ferrari, recordista histórica da categoria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.