A temporada movimentada da Fórmula 1 de 2025 começou bem antes dos carros entrarem na pista em 2024, com Carlos Sainz no centro das discussões desde que foi anunciado que Lewis Hamilton assumiria seu lugar na Ferrari.
Com um piloto tão talentoso disponível para 2025, muitas equipes estavam à espera, ansiosas para fechar contratos, ao menos até saberem o que Sainz decidiria.
Agora que o piloto espanhol confirmou seu compromisso com a Williams, o site PlanetF1.com trouxe alguns movimentos que podem acontecer no mercado para fechar o grid da maior categoria do automobilismo mundial para 2025.
Jack Doohan na Alpine
Com Esteban Ocon fora e Pierre Gasly se juntando à Alpine para 2025, resta saber quem ocupará a vaga na equipe francesa de Fórmula 1, agora que Sainz não está mais na disputa.
O site prevê que Jack Doohan, atual piloto reserva da Alpine, será o escolhido para preencher a vaga deixada por Ocon. Doohan tem sido um forte candidato ao longo da temporada, graças à sua impressionante trajetória nas categorias de base.
Além disso, a Alpine tem preparado Doohan para a vaga, oferecendo-lhe bastante tempo ao volante do carro atual durante as sessões de TL1, bem como oportunidades de testar carros antigos e trabalhar em simuladores.
Após a saída de Oscar Piastri, um ex-piloto da academia Alpine, para se juntar à McLaren, seria uma grande conquista para a equipe francesa promover um de seus jovens talentos a um assento de primeira linha. Doohan demonstrou estar totalmente pronto para o desafio, agora é a vez da Alpine confiar nele.
Valtteri Bottas permanece na Sauber
Além das movimentações na Alpine, Carlos Sainz Jr. também foi cogitado para uma vaga na Sauber, que se tornará Audi em 2026. Enquanto Nico Hulkenberg já está confirmado na Sauber para 2025, ainda não está claro quem será seu companheiro de equipe.
Segundo o site PlanetF1.com, Valtteri Bottas deve continuar na equipe até 2025.
Embora Sainz tenha sido o piloto mais cobiçado no mercado para 2025, Bottas, que ainda não tem contrato, não ficou muito atrás. Sua velocidade e confiabilidade são particularmente valiosas à medida que a equipe se prepara para a transição para uma nova era com a chegada de Mattia Binotto e a mudança para a Audi.
Bottas demonstrou interesse em continuar na Fórmula 1 e não deu à Sauber motivos para questionar suas habilidades. É esperado que ele permaneça na equipe em 2025.
Quem resta?
Após a confirmação de que Carlos Sainz não se juntará à Red Bull, foi anunciado que Sergio Perez permanecerá na equipe até o final de 2024, apesar dos rumores de sua possível saída após as férias de verão.
Isso deixa apenas algumas vagas disponíveis para 2025, uma na Mercedes e uma na RB. No entanto, não se esperava que as escalações dessas equipes dependessem das movimentações futuras de Carlos Sainz.
A Mercedes parece estar apostando no jovem Andrea Kimi Antonelli, um talento adolescente que a marca alemã espera que se destaque como Max Verstappen.
A situação na RB é mais complexa. Com a vaga de Perez preenchida por enquanto, o site acredita a equipe irmã parece estar considerando Daniel Ricciardo e Liam Lawson para a temporada de 2025.
Ambos os pilotos participaram de um teste para determinar quem seria o mais rápido para a vaga na Red Bull. No entanto, agora o foco parece estar na vaga na RB para o próximo ano.