Durante a revelação do VF-24, o chefe da equipe, Ayao Komatsu, expressou preocupação com a possibilidade de a Haas ser a última equipe do grid. No entanto, a realidade mostrou que, após as duas primeiras corridas do Campeonato Mundial, a equipe americana foi a única fora das principais equipes a conquistar um ponto.
O desempenho do carro certamente melhorou em termos de ritmo de corrida, que era o verdadeiro ponto fraco de seu antecessor em 2023. No entanto, há o receio de que a Haas possa se contentar com o progresso feito durante o inverno sem dedicar muito esforço ao desenvolvimento contínuo do carro, um padrão que já foi observado nos anos anteriores.
Falta de ambição na Formula 1?
Esta abordagem levantou preocupações de falta de ambição na equipe, destacadas por Eddie Jordan, que questionou sem pensar duas vezes se a equipe norte-americana possui a determinação necessária para competir de forma competitiva na Fórmula 1.
“ Se fosse eu, e se estivesse lá, focaria na engenharia, na velocidade do carro, na capacidade de fazer o trabalho. Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen são pilotos talentosos que podem fazer o seu trabalho sem problemas. O problema é que a Haas está na F1 há muito tempo (2016, ed.) , mas não vi nenhum progresso”, palavras do ex-chefe de equipe da Fórmula 1
Jordan, que também expressou críticas à Alpine, observou que os franceses estão apenas ligeiramente atrás da Haas em termos de desempenho do carro: “O desempenho do carro em corrida parece promissor. Mas nas sessões de classificação, eles não têm muitas chances (apesar de Hülkenberg já ter conseguido um Q3, ressalte-se). O VF-24 é apenas marginalmente superior ao Alpine.”