Na noite da última quinta-feira (20) , o paddock da Fórmula 1 estava certo de que a sexta-feira seguinte seria agitada devido a três anúncios importantes. O primeiro dizia respeito à confirmação de Flavio Briatore como consultor da Alpine.
Os outros dois envolviam segmentos chave do mercado de pilotos: Carlos Sainz estava prestes a oficializar seu contrato com a Williams, enquanto a Mercedes se preparava para anunciar a chegada de Andrea Kimi Antonelli para se juntar a Russell em 2025.
Dos três anúncios esperados, apenas um foi feito: Briatore como consultor da Alpine. Esse anúncio pode ter bloqueado os outros dois. Além disso, não podemos esquecer que a Mercedes ainda sonha com a chegada de Max Verstappen em 2025, conforme reiteraram Ola Kallenius e Toto Wolff.
Sainz pode chegar na Alpine com ajuda de Briatore?
Carlos Sainz agora tem mais opções além da Audi/Sauber e Williams para 2025. A Alpine, que está negociando motores Mercedes para 2026, também é uma possibilidade, o que coloca a equipe em uma posição similar à da Williams aos olhos de Sainz.
No entanto, o que pode favorecer a Williams é a cláusula que James Vowles está disposto a garantir ao piloto espanhol, permitindo-lhe se desvincular da equipe caso uma vaga em uma equipe de ponta, como a Red Bull ou a Mercedes, surja.
No momento, tudo está em suspenso, com a Alpine e Flavio Briatore juntando-se à Audi/Sauber e Williams na disputa por Carlos Sainz da Ferrari. Em uma conferência de imprensa na quinta-feira (20), o piloto espanhol expressou seu desejo de decidir seu futuro em breve, mas a situação agora está ainda mais incerta do que há alguns dias e sem dúvida a Alpine ganhou uma nova força pra quem sabe sonhar com o espanhol.