Alpine deve assinar com a MotoGP: equipe vai deixar a Fórmula 1?

0

A Alpine tem sido destaque constante nos últimos meses, e não apenas pelos resultados na pista. Entre as polêmicas, destacam-se o retorno de Flavio Briatore, a surpreendente decisão de abandonar o status de “equipe de fábrica” da Renault para se tornar cliente da Mercedes, e a demissão antecipada de Esteban Ocon. Agora, a equipe de Enstone parece estar explorando novos caminhos, desta vez sobre duas rodas.

Segundo informações divulgadas pelo site britânico Autosport.com, a Alpine se unirá à Prima como principal patrocinadora da equipe Pramac Racing no MotoGP. A equipe comandada por Paolo Campinoti alcançou um feito histórico em 2023, ao conquistar o título por equipes – o primeiro para um time independente na era do MotoGP.

Em 2024, elevou ainda mais sua performance ao conquistar o título mundial de pilotos com Jorge Martin, marcando outra conquista inédita para um time não vinculado a uma fábrica. A partir de 2025, a Pramac deixará a Ducati e passará a competir com motos da Yamaha.

Uma união entre as duas categorias

Essa nova colaboração entre a Fórmula 1 e a MotoGP segue um precedente já estabelecido pela Pramac Racing há algumas temporadas, quando a equipe exibiu o logotipo da F1 em suas motos. Naquela ocasião, o acordo foi impulsionado pela relação pessoal entre Paolo Campinoti e Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1. Desta vez, a parceria tem como base a ligação entre Campinoti e Luca de Meo, CEO da Renault.

As imagens recentes de Flavio Briatore, Campinoti e Domenicali juntos no GP do Catar de F1, em Lusail, ganham agora um novo significado, indicando que essa aliança automobilística já estava sendo negociada nos bastidores. A união entre Alpine e Pramac Racing promete reforçar a ligação entre os dois maiores universos do esporte a motor.

Vale destacar que a Alpine não planeja deixar a Fórmula 1 e segue firme na busca por melhores resultados na principal categoria do automobilismo mundial. Para 2025 a equipe seguirá com Pierre Gasly, que terá como companheiro Jack Doohan, substituindo Esteban Ocon que será piloto da Haas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.