O mundo da Fórmula 1 está repleto de assuntos quentes nos bastidores. Além do começo da temporada 2024 na pista, temos ainda os bastidores da Red Bull fervendo com a recente investigação contra Christian Horner. A ida de Lewis Hamilton para a Ferrari em 2025 e uma suposta saída de Verstappen de sua atual equipe.
Mas os assuntos vão além, a ponto de uma temporada com quase duas décadas ainda render assunto. Felipe Massa entrou na justiça e quer ser reconhecido como o campeão mundial de 2008, quando perdeu o título para o então jovem Lewis Hamilton, da McLaren, por apenas um ponto.
O processo se baseia no GP de Singapura daquele ano, quando Nelsinho Piquet, a bordo da Renault, teria batido de propósito por um plano da equipe para beneficiar seu companheiro Fernando Alonso. No fim das contas, Massa acabou prejudicado naquela prova e assim se baseia na ação.
Essa luta do brasileiro ganhou mais um capítulo na última segunda (11), com a confirmação de um processo movido pelo ex-piloto da Ferrari contra a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e Formula One Management (FOM) e outra contra o ex-presidente da categoria, Bernie Ecclestone.
Mas esse fato envolvendo Massa levanta um questionamento entre os torcedores: Alguma vez a FIA já mudou o campeão mundial de F1, tempos depois de uma decisão ter sido concluída na pista?
Campeão já foi declarado pela FIA?
Felipe Massa tenta um feito inédito. Nunca um campeão da Fórmula 1 foi efetivado através de um processo ou por alguma decisão posterior da FIA. Até os dias atuais, todos os campeões consagrados na pista, seguiram com o título e a grande glória no automobilismo.
De fato, é altamente improvável que a Fórmula 1 possa revisar o resultado do campeonato. Embora Felipe Massa tenha sido prejudicado naquela corrida de Singapura, Lewis Hamilton também foi afetado. Na verdade, com exceção de Fernando Alonso, todos os outros pilotos foram vítimas da manipulação da Renault.
A Fórmula 1 e a FIA só teriam a possibilidade de alterar o resultado daquela corrida se uma denúncia tivesse sido feita ainda em 2008. No entanto, isso não ocorreu. Nelsinho e Nelson Piquet chegaram a informar pessoas ligadas à Fórmula 1 naquele mesmo ano sobre a fraude, mas, de acordo com relatos de jornalistas da época, optaram por não formalizar a denúncia naquele momento. Somente em 2009, após a demissão de Nelsinho, é que isso aconteceu.
O caso já foi julgado e resultou em punições para os líderes da Renault naquela época. Apesar de o resultado em Singapura ter tido impacto, não foi o fator determinante daquela temporada.
Já tivemos casos que a FIA tomou uma decisão importante após a decisão do título. Como em 1997, quando Michael Schumacher, da Ferrari, foi desclassificado da temporada após uma manobra na corrida final pra cima de Jacques Villeneuve, da Williams, seu rival direto pelo título.
Tivemos ainda um caso mais recente envolvendo a decisão do mundial em 2021, quando a Mercedes chegou a reclamar sobre o título de Max Verstappen, mas acabou retirando um recurso contra a conquista do holandês e assim a decisão ficou de fato na pista.
Já alterações ou alguma mudança na decisão de um título mundial por decisão da FIA, jamais aconteceu ao longo da história. Massa tenta quebrar a escrita e ser o primeiro a conseguir tal feito, enquanto isso não acontece, segue os passos em torno dessa polêmica ação, com a torcida de muitos fãs pela decisão definitiva, sobre uma temporada que insiste em não acabar.