Quatro vezes campeão do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, Alain Prost decidiu deixar a vida de piloto da F1 ao final de 1993. Desde então, ele havia se aposentado das pistas. Porém, o francês tinha o desejo de ter uma equipe vencedora na categoria. Com isso em mente, para o ano de 1997, surgiu a Prost Grand Prix, que ocupou o lugar da Ligier, que na época enfrentava dificuldades financeiras.
O seu início foi bastante promissor, com um excelente sexto lugar no Mundial de Construtores, com 21 pontos marcados. Porém, o que ninguém sabia naquele primeiro ano era que o sonho do tetracampeão mundial iria acabar muito rápido. Desde 1997, a equipe já contraia dívidas. Porém, se mantivesse os bons resultados, ela iria se pagar com a entrada de patrocínios e o valor das premiações pagas.
Alain Prost acumulou muitas dívidas com sua equipe na Fórmula 1
Já em 1998 as coisas começaram a desandar para a Prost Grand Prix, que firmou um acordo com a Pegeout para que ela fornecesse os seus motores. Porém, essa parceria não teve sucesso e foi um dos principais problemas para que a equipe tenha acabado. Com uma sequência de péssimos resultados entre 1998 a 2000, as partes encerraram o acordo.
Em 2001, com unidades antigas da Ferrari, a equipe de Alain Prost conseguiu apresentar melhor desempenho e resultado nas pistas. Porém, as altas dívidas absorvidas desde a primeira temporada, junto com os péssimos resultados que atrapalharam a entrada de dinheiro em caixa, fez com que a equipe deixasse de existir em 2002, quando foi colocada sob custódia.