Uma notícia agitou o mundo do automobilismo nesta sexta-feira (15). Um novo campeonato mundial foi anunciado e agitou os fãs da velocidade, pela oportunidade de mais uma importante disputa.
A Fórmula E tem uma nova maneira de disputar títulos na temporada de 2024. Além dos campeonatos Mundial de Pilotos e Mundial de Equipes, a categoria agora introduziu o Campeonato de Fabricantes. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) durante o eP de São Paulo, realizado no Anhembi. As seis fabricantes atualmente presentes na categoria competirão pelo título no final do ano.
Na disputa, estão Jaguar, Porsche, Stellantis, Nissan, ERT e Mahindra, todas elas fabricantes de grupos motrizes. As contagens de DS e Maserati estão incluídas no Grupo Stellantis, uma vez que ambas utilizam o mesmo grupo motriz, que sofre apenas alterações de nomenclatura de uma equipe para outra por questões de mercado.
Como será feita a contagem?
A contagem será baseada nos dois carros de melhor desempenho de cada fabricante. Isso se aplicará aos dois melhores carros das equipes Jaguar, Porsche, Nissan, Stellantis, Mahindra e ERT.
A classificação de cada corrida para o Campeonato de Fabricantes envolverá 12 carros, que seguirão a estrutura tradicional de pontos da corrida: 25 pontos para o vencedor, diminuindo para 1 ponto para o décimo colocado. Pontos extras serão concedidos pela pole position e pela volta mais rápida.
Para ilustrar isso com um exemplo, se, em uma corrida específica, os carros da Jaguar e da Envision (que utiliza motores Jaguar) terminarem nas quatro primeiras posições, e um carro da Nissan ficar em quinto, a classificação da corrida para o Campeonato de Fabricantes excluirá os carros que terminaram em terceiro e quarto lugar, pois apenas os dois melhores carros de cada fabricante podem ser contados, elevando assim o carro da Nissan para a terceira posição.
Embora o anúncio tenha sido feito apenas em São Paulo, o Campeonato de Fabricantes já possui pontuações das três primeiras corridas do ano. Com a equipe oficial dominando o Mundial de Equipes, a Jaguar está liderando o Campeonato de Fabricantes, seguida pela Porsche, Stellantis, Nissan, ERT e Mahindra, que ainda não pontuou.
“Estamos muito animados em anunciar o Campeonato de Fábricas para a décima temporada da Fórmula E. Faz tempo que projetamos algo assim, e esse anúncio configura um marco na evolução do campeonato, porque captura o espírito competitivo que alimenta a Fórmula E”, revelou o cofundador e Executivo-esportivo Alberto Longo.