A história do carro de SEIS rodas que conseguiu ganhar corrida na Fórmula 1

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Em homenagem ao pedido de um amigo e com entusiasmo genuíno, convido você a mergulhar conosco em um conto épico de inovação e pioneirismo na Fórmula 1. Hoje, vamos reviver a trajetória marcante e quase surreal do modelo P34, o carro de seis rodas da equipe Tyrrell, que correu em 1976 e 1977.

No decorrer dos anos 70, mudanças no regulamento da F1 precederam a criação do P34. Uma determinação restringiu a largura máxima da asa dianteira a 1,5 metro. Este regulamento, aliado a fatores de design e padrões de pneus, gerou um dilema aerodinâmico onde os pneus dianteiros ultrapassavam o tamanho da asa. Isso criou uma resistência ao vento indesejada e desafiadora.

Como surgiu a ideia do Fórmula 1 de seis rodas?

A partir dessa restrição, o engenheiro Derek Gardner teve uma epifania revolucionária. Gardner percebeu que, ao utilizar quatro pneus dianteiros menores, poderia contornar o problema da resistência ao vento sem violar o regulamento. Assim surgiu a lenda do P34. A Tyrrell, em seguida, convenceu a Goodyear a fabricar pneus menores para seu projeto inovador.

Mas a implementação desse design inovador não era sem percalços. Os pilotos Jody Scheckter e Patrick Depailler não conseguiam ver os pneus mais baixos nas curvas. Como solução, Gardner projetou uma “janela” transparente para que os pilotos tivessem a visibilidade necessária.

O P34 é competitivo nas corridas?

A resposta a essa pergunta é um retumbante “sim”. O carro P34 fez sua estréia competitiva na Espanha, pilotado por Depailler, e apesar de um acidente infeliz, o carro mostrou seu potencial. Em Mônaco, os rivais testemunharam o verdadeiro potencial da Tyrrell de seis rodas, com a dupla Scheckter e Depailler ganhando um lugar no pódio. Mas a verdadeira glória veio na Suécia, onde o P34, pilotado por Scheckter, não apenas conquistou a pole position, mas também venceu a corrida, marcando a primeira e única vitória de um carro de seis rodas na Fórmula 1.

Apesar de sua promessa inicial, a história de sucesso do P34 foi de curta duração. O aumento no peso mínimo do carro por regulamento em 1977, e o fracasso da Goodyear em desenvolver os pneus dianteiros adequadamente, resultou em declínio no desempenho do P34. Em 1978, com a introdução do efeito-solo e a relutância da Goodyear em continuar a produção dos pequenos pneus dianteiros, a Tyrrell decidiu aposentar seu carro revolucionário de seis rodas. Ainda assim, o P34 despertou a imaginação de muitos e continua a ser um marco icônico da Fórmula 1.

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