A Alpine confirmou nesta sexta-feira o retorno de Flavio Briatore à Fórmula 1 como consultor, marcando seu retorno após 14 anos. Mas quando se fala de Briatore é impossível não lembrar do passado repleto de polêmicas.
Briatore foi demitido da Renault devido ao seu envolvimento no escândalo do Crashgate durante o GP de Singapura na temporada de 2008. O chefe da equipe francesa, Bruno Famin, abordou essa escolha durante a entrevista coletiva, praticamente ignorando os motivos que afastaram o italiano da categoria.
“Não me preocupo muito com o passado. Estou sempre focado no futuro e no que podemos fazer para melhorar nossa equipe”, afirmou.
Famin destacou outros aspectos: “Flavio trará sua experiência de 40 anos na F1. Ele sabe como operar uma equipe vencedora. Ele tem um histórico excelente e vários títulos mundiais. Ele trará essa experiência e espírito de luta para a equipe.”
Plano secreto da Red Bull com Verstappen
Ninguém esperava por essa: a Red Bull realizou um esquema “secreto” envolvendo o tricampeão mundial Max Verstappen durante a semana. O fato rapidamente se tornou o assunto principal nos bastidores da Fórmula 1 na Espanha, onde acontecerá o próximo GP.
Segundo o jornal holandês De Telegraaf, a Red Bull Racing surpreendeu ao realizar um teste “secreto” em Ímola na última quarta-feira. Max Verstappen participou do teste pilotando o RB18, o carro utilizado pela equipe na temporada de 2022.
O objetivo da Red Bull era avaliar as diferenças entre o RB18 e o RB20, o carro atual. Como o RB20 só pode ser usado em dias de filmagens promocionais e fora dos fins de semana de corrida, a equipe optou pelo modelo de 2022 para realizar uma comparação direta.
A iniciativa chamou atenção devido às dificuldades enfrentadas pela Red Bull desde o GP da Emília-Romanha, onde Verstappen venceu após uma disputa acirrada com Lando Norris da McLaren. Nas corridas seguintes em Mônaco e Montreal, a equipe encontrou mais desafios, apesar da vitória em Montreal, novamente com Verstappen, após uma batalha intensa com Norris e George Russell da Mercedes.
Após um início de temporada dominante, reminiscente de 2023, a Red Bull mostrou fragilidades com o RB20 nas últimas três corridas, além do GP de Miami, onde Norris conquistou sua primeira vitória na F1. O principal problema do carro parece ser o desempenho em pistas com ondulações e zebras altas, condições encontradas em Ímola, Mônaco e Montreal.
O RB18 utilizado no teste “secreto” aparentemente não apresentou essas limitações. O RB20 deve seguir sem grandes modificações para o GP da Espanha, recebendo ajustes pontuais apenas. No entanto, um pacote de atualizações mais significativo é esperado para o próximo mês.
A Red Bull tem expectativas de melhorar seu desempenho no Circuito de Barcelona-Catalunha. Com um traçado mais convencional e curvas de diferentes tipos, a performance aerodinâmica deve ser mais crucial do que a habilidade de lidar com as irregularidades da pista, o que pode beneficiar o RB20.