Quando as 500 milhas de Indianápolis saiu do calendário da Fórmula 1?

0

As 500 milhas de Indianápolis é considerada uma das competições mais importantes do automobilismo mundial, onde é responsável por compor a tríade das prinicipais competições do esporte a motor, ao lado das 24 horas de Le Mans e o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. Atualmente, a prova faz parte do calendário da Fórmula Indy, que tem corridas ao redor dos Estados Unidos.

O que pouquíssimas pessoas se lembram é que as 500 milhas de Indianápolis já fez parte do calendário da Fórmula 1 por alguns anos. Isso aconteceu nos primeiros anos de existência da categoria, onde a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) havia colocado a famosa corrida dentro do calendário da categoria. A última vez que esteve presente foi na temporada de 1960.

Em 1960, a FIA removeu as 500 milhas de Indianápolis do calendário da F1

Ao final da temporada de 1960, a FIA tomou uma importante decisão a respeito do calendário do próximo ano da Fórmula 1. Ela resolveu excluir de vez as 500 milhas de Indianápolis, que estava presente desde o início da categorias. As equipes já eram contra essa presença, já que a competição conta com regulamentos totalmente diferentes do que a F1 utiliza. Assim, as equipes não iam para os EUA para correr.

Com a criação do Grande Prêmio dos Estados Unidos, não exisita nenhum sentido em que a corrida estivesse presente no calendário da F1. Assim, a competição foi removida do calendário oficial da principal categoria do automobilismo. Entre os anos de 2000 a 2007, ela correu no circuito de Indianápolis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.