Lance Stroll acabou “aprontando” fora das pistas e simplesmente sumiu. Isso rendeu ao canadense uma convocação da FIA para uma audiência devido a uma suposta violação dos regulamentos esportivos, relacionada ao “não comparecimento a uma atividade de engajamento de fãs” em Barcelona.
O piloto da Aston Martin comparecerá aos comissários acompanhado de um representante da equipe, após alegadamente descumprir o Artigo 19.2 (c) dos regulamentos esportivos. Este artigo determina que os pilotos devem estar disponíveis para interações com os fãs antes do TL1.
Os pilotos têm obrigações contratuais de participar em atividades de engajamento de fãs e marketing, conforme estipulado por seus contratos com as equipes, assim como pela Fórmula 1 e pela FIA. Como consequência, Stroll foi chamado pelos comissários devido ao seu suposto não comparecimento, conforme exigido pelos regulamentos em vigor durante o evento em Barcelona.
O que diz o regulamento?
O regulamento pertinente estipula que “dentro de um período de uma (1) hora que termine no máximo uma hora e meia (1,5) antes do início programado do P1, dez (10) pilotos devem estar disponíveis para atividades de engajamento dos fãs por até trinta (30) minutos cada um (incluindo o tempo necessário para viajar de ida e volta para a atividade do fã).”
Na pista, o piloto canadense terminou em 14º lugar no Treino Livre 1 do Grande Prêmio da Espanha, aproximadamente 1,2 segundos atrás do ritmo estabelecido por Lando Norris, da McLaren, na primeira sessão de treinos livres do fim de semana.