Festa italiana: Ferrari crava mais uma conquista em sua rica história no automobilismo

0

O domingo, 16 de junho de 2024, ficará marcado na memória dos torcedores da Ferrari. O time italiano alcançou mais um conquista para a rica história no automobilismo e levou os torcedores a loucura, mais um feito que prova para muito o motivo da equipe de Maranello ser a grande equipe da velocidade no mundo.

Após um hiato de 50 anos sem competir nas 24 Horas de Le Mans, a Ferrari conquistou sua segunda vitória consecutiva neste domingo (16), demonstrando uma grande capacidade de superação. A corrida foi marcada por um drama intenso, quando a equipe perdeu a liderança na fase final para a Toyota #7.

O carro #50 enfrentou problemas com a porta de Nicklas Nielsen, mas conseguiu se recuperar graças a uma estratégia eficaz e, no limite do combustível, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o trio formado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nielsen.

A Toyota #7 terminou em segundo, com Kamui Kobayashi, José María López e Nyck de Vries, enquanto a Ferrari #51 completou o pódio com os vencedores de 2023, James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi.

Domínio de Ferrari e Toyota em 2024

Ferrari e Toyota dominaram a edição de 2024 das 24 Horas de Le Mans. A equipe italiana manteve um ritmo forte desde o início, mas os japoneses não ficaram para trás, especialmente com o carro #8.

Contudo, uma colisão entre Pier Guidi e Brendon Hartley na volta 281 prejudicou as chances do trio italiano e resultou em uma penalidade para o carro #51 de Maranello. Nielsen conseguiu abrir vantagem na liderança, mas teve que lidar com uma porta aberta, obrigando uma parada nos boxes.

Com isso, López assumiu a liderança e parecia encaminhar-se para a vitória, mas foi superado pela Ferrari a menos de 50 minutos do final.

Além dos três primeiros, o top-10 ficou assim: Porsche Penske #6 (Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor), Toyota #8 (Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa), Porsche Penske #5 (Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki), Cadillac #2 (Earl Bamber, Alex Lynn e Álex Palou), Jota #12 (Callum Ilott, Norman Nato e Will Stevens), Jota #38 (Jenson Button, Phil Hanson e Oliver Rasmussen) e Lamborghini #63 (Mirko Bortolotti, Daniil Kvyat e Edoardo Mortara).

Na classe LMP2, a United Autosports venceu com o carro #22, pilotado por Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel, seguido pelo Inter Europol #34. A IDEC #28 completou o pódio, à frente da AF Corse #138, com a Vector #10 fechando o grupo dos cinco primeiros. Na LMGT3, a vitória ficou com a Manthey #91, que superou uma batalha acirrada até o fim com o WRT #31 de Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung, conquistando o primeiro lugar com Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin.

Entre os brasileiros, Felipe Nasr e Pipo Derani sofreram acidentes e não conseguiram disputar a vitória nos hipercarros. O Cadillac #311, que também contava com Felipe Drugovich, terminou na 29ª colocação, enquanto o Porsche Penske #4 teve que abandonar.

Daniel Serra, que começou na última posição do grid ao lado de Riccardo Pera e Michael Wainwright, chegou a entrar no top-5, mas enfrentou problemas e terminou em 12º na LMGT3. A próxima etapa da temporada 2024 será o retorno da categoria ao Brasil, com as 6 Horas de São Paulo em Interlagos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.