Ferrari prepara nova super máquina e detalhes começam a ser revelados

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Até mesmo a Ferrari cedeu à tendência: há três anos, a marca icônica de luxo e potência global anunciou seus planos de lançar um modelo elétrico. Embora o carro ainda esteja longe de ser oficialmente lançado, Emanuele Carando, Diretor de Marketing de Produto e Inteligência de Marketing da montadora, sugeriu que agradará aos fãs dos modelos a combustão: a futura Ferrari elétrica manterá o som autêntico e clássico de suas irmãs mais velhas.

Carando revelou isso em uma entrevista à revista australiana Drive. Alguns entusiastas de muscle cars estão preocupados com a possibilidade de perder o som característico dos motores a combustão, o ronco tradicional que se ouve ao acelerar. Isso ocorre porque os motores dos carros elétricos (incluindo os de corrida) não produzem esse som.

Alguns veículos elétricos já encontraram um meio-termo, como o Hyundai Ioniq 5 N, que emite um som simulado de motor a combustão e até simula trocas de marcha. Carando mencionou que a Ferrari elétrica não seguirá esse caminho, mas prometeu um som que será “uma verdadeira Ferrari”.

Essa declaração pode gerar dúvidas. Se o som será “verdadeiro”, estará relacionado ao ronco tradicional do motor ou ao som próprio do motor elétrico? Considerando essa perspectiva, o Motor1 levanta a possibilidade de um alto-falante que amplifique os ruídos do motor elétrico. O executivo não deu detalhes sobre essa questão, então os aficionados da Ferrari terão que aguardar mais um ano para descobrir.

Detalhes já revelados sobre o carro

Felizmente, a Ferrari elétrica já tem uma data definida para seu lançamento: final de 2025. Veja o que já sabemos sobre o modelo:

  • O primeiro carro elétrico da Ferrari será fabricado em um novo local de produção em Maranello, na Itália. Esta instalação será dedicada à produção de modelos e componentes para veículos elétricos e híbridos.
  • Ainda não foi divulgado o nome oficial do veículo, mas é esperado que corresponda a 5% das vendas da montadora em 2026.
  • Isso não significa que os modelos a combustão serão deixados de lado. A Ferrari reiterou seu compromisso em continuar produzindo carros com motor V12 até que sejam proibidos.
  • Atualmente, a montadora já inclui híbridos em sua linha atual, como o SF90 Stradale e o 296 GTB.
  • Até o final desta década, a Ferrari projeta que 40% de suas vendas anuais serão de modelos sem motor a combustão.
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