A Fórmula 1 realizou a nona etapa da temporada no GP do Canadá, onde a chuva foi a protagonista, alternando entre períodos secos e molhados. Max Verstappen superou a McLaren de Lando Norris e George Russell da Mercedes para vencer a corrida.
Esta vitória marcou o 60º triunfo do atual tricampeão mundial de F1. Lewis Hamilton, que disputou o pódio até o final, terminou em quarto lugar.
Prova maluca foi marcada por diversas mudanças
Com a pista bastante molhada, a largada foi tranquila, com Russell mantendo a liderança sobre Verstappen. A dupla da Haas, sendo os únicos a começar com pneus de chuva enquanto o restante do grid optou por intermediários, avançou rapidamente, com Magnussen em quarto ao final da terceira volta.
Na sexta volta, Sargeant saiu reto na curva 6, mas conseguiu retornar à pista. Nesse momento, os pneus intermediários começaram a mostrar melhor desempenho. No oitavo giro, Magnussen fez seu pit stop e caiu para a 12ª posição, devido a uma parada lenta da Haas.
A direção de prova puniu Ricciardo com cinco segundos por queima de largada. Verstappen se aproximava de Russell pela liderança, mas na volta 17 cometeu um erro na curva 1, permitindo que Norris se aproximasse. Para piorar a situação do holandês, o DRS foi autorizado.
Na 20ª volta, Norris ultrapassou Verstappen e assumiu a segunda posição. No giro seguinte, o piloto da McLaren ultrapassou Russell e assumiu a liderança. Russell, que errou na chicane, cedeu a segunda posição a Verstappen.
Na volta 25, Sargeant bateu, acionando o safety car. Apenas Norris não entrou para fazer seu pit stop imediatamente, e quando a McLaren decidiu parar na volta seguinte, Verstappen assumiu a liderança, mesmo sob o safety car.
Todos que pararam optaram pelos intermediários, exceto Leclerc, que colocou pneus duros. O reinício ocorreu com 30 voltas, com Verstappen na liderança, seguido por Russell, Norris, Piastri e Hamilton.
Na metade da prova, o top 5 permanecia o mesmo, com uma leve chuva caindo. A Ferrari chamou Leclerc de volta aos boxes para trocar para intermediários. Na 40ª volta, o DRS foi novamente permitido, e Gasly foi o primeiro a tentar pneus slick, com a Alpine optando pelo composto duro.
Leclerc foi chamado para abandonar a corrida na 43ª volta, após um fim de semana difícil com sua Ferrari. Na volta 44, Hamilton trocou para pneus médios, sendo o primeiro entre os líderes a fazer a troca. No giro seguinte, foi a vez de Piastri, seguido por Verstappen e Russell, com Norris sendo o último a mudar para slicks.
O inglês da McLaren voltou na segunda posição, com Russell próximo. Pouco antes da abertura da 50ª volta, o piloto da Mercedes ultrapassou para a segunda colocação.
Russell cometeu um erro na volta seguinte, perdendo a posição. Na volta 54, Pérez abandonou após uma colisão, e Albon se chocou com Sainz, trazendo o safety car, pois Albon ficou parado na pista.
As imagens mostraram posteriormente que Sainz rodou e acabou atingindo Albon. A relargada ocorreu na volta 59, com Verstappen na frente. Russell pressionava Piastri pelo terceiro lugar, mas como o australiano também tinha o DRS, as posições não mudaram.
Na volta 64, Russell tentou novamente, mas errou na área de escape, permitindo que Hamilton tomasse seu lugar. O heptacampeão ultrapassou Piastri para o terceiro lugar a quatro voltas do fim. Russell também ultrapassou o australiano em seguida.
Tsunoda rodou na chicane e quase causou um grande acidente a três voltas do final. No penúltimo giro, Russell recuperou o terceiro lugar, ultrapassando Hamilton.
Verstappen cruzou a linha de chegada com quase quatro segundos de vantagem sobre Norris, conquistando sua 60ª vitória.