As discussões sobre o novo regulamento da Fórmula 1 para 2026 continuam agitando o paddock. Após Lewis Hamilton expressar preocupação com a possível redução da velocidade dos carros e Fernando Alonso “duvidar” da eficácia da redução de peso, agora foi a vez de Alexander Albon se manifestar.
O piloto tailandês, que recentemente renovou o contrato com a Williams, assim como o heptacampeão da Mercedes, revelou um temor com a potencial diminuição da velocidade e considera as novas diretrizes “extremamente complicadas”.
Novos detalhes sobre o regulamento foram revelados pela FIA
Na manhã da última quinta-feira (6), a FIA revelou as novas regulamentações. Era esperado que o motor fosse significativamente mais elétrico e continuasse a operar com combustíveis sustentáveis. Agora, temos conhecimento também do novo chassi. O veículo será menor e mais leve, equipado com aerodinâmica ativa e apresentará um piso parcialmente plano, reduzindo sua dependência do efeito solo.
“Parece ser muito lento, extremamente lento”, disse Albon em Montreal, onde será realizado o GP do Canadá de 2024 neste fim de semana. “Acho que muito está sendo feito para garantir que a velocidade no final das retas não diminua por causa do MGU-K, mas acho que ainda há trabalho a ser feito”.
O piloto da Williams expressou sua preferência por um conjunto de regras mais simples para o carro. “As diretrizes do motor parecem ter se tornado extremamente complicadas. Eu teria preferido algo mais simples, com peças talvez padronizadas, para que pudéssemos voltar a um conjunto mais básico”, disse o tailandês.
Albon vê de forma positiva a tendência de os novos carros se tornarem mais estreitos e menores. No entanto, assim como Alonso, ele ainda tem dúvidas sobre como será possível reduzir o peso. “Eles estão exigindo que as equipes tornem os carros mais leves, mas não estou certo de onde nas regras há espaço para isso”, destacou.