É verdade que Nelson Piquet inventou o cobertor pra aquecer os pneus antes das corridas?
Considerado como um dos maiores nomes da história do automobilismo mundial, Nelson Piquet foi de suma importância para o mundo da Fórmula 1. Com três títulos conquistados, ele marcou o seu nome na história, muito por conta das suas atitudes, seja dentro ou fora das pistas. Ainda, o brasileiro também foi o responsável pela criação de uma ferramenta que, nos dias de hoje, é fundamental para um bom desempenho dentro das pistas.
Os cobertores elétricos de pneu são responsáveis por dar a temperatura ideal para os compostos, antes do início da corrida. Antigamente, essa tecnologia não era utilizada, o que levava os pilotos a largarem com os pneus frios, o que prejudicava o desempenho do carro. Pensando nisso, Piquet foi um dos grandes responsáveis pela criação de um aquecedor de pneus.
Nelson Piquet foi responsável por dar início a criação dos cobertores de pneu
Em entrevista concedida para a “Motosports“, Nelson Piquet revelou a história que foi fundamental para a criação dos cobertores de pneu na F1. Ele revelou que, durante sua passagem pela F3 Britânica, notou a necessidade de conseguir aquecer os pneus, corretamente, antes da largada.
“Fui correr na Inglaterra em 1978 (pela F3 Britânica) com muito frio. O carro ficava estacionado na grama. Por uma questão de horário, o carro saia de lá, alinhava no grid e largava. Perdi uma corrida por não ter esquentado o carro direito e nós bolamos uma tenda que ficava acima do carro com um ‘esquentador’ de casas. Com o carro a quase 50 graus, alinhei e logo na primeira volta eu já estava três segundos à frente, depois seis, não fiz a pole position, não fiz a melhor volta, mas ganhei com 10 segundos de vantagem.”, revelou Piquet.