A temporada 2024 começou de uma forma que o torcedor da Red Bull jamais imaginava. Um turbilhão de polêmicas nos bastidores da equipe. A investigação contra Christian Horner, Jos Verstappen com declarações sobre uma possível saída do filho do time e ainda a saída ou não de Helmut Marko.
Falando no consultor, ele foi o porta-voz de uma notícia que o torcedor da equipe austríaca tanto esperava. Helmut Marko afirmou que uma “trégua” foi alcançada com Christian Horner e que a Red Bull “unirá todas as nossas forças” para continuar vencendo corridas nesta temporada.
A investigação interna sobre Horner por suposto comportamento inadequado, conduzida pela Red Bull GmbH, foi arquivada no início deste ano. No entanto, persistiram rumores de uma “luta de poder” nos bastidores entre Horner e o conselheiro sênior Marko, embora Horner tenha negado publicamente qualquer desentendimento entre os dois.
Com Horner como chefe da equipe e CEO da Red Bull Racing, Marko se reporta diretamente à empresa-mãe Red Bull GmbH em sua função, e não à equipe. Isso significa que ambos ocupam cargos seniores na organização Red Bull, sem uma relação hierárquica entre eles.
União de forças para manter a Red Bull no topo
Antes da temporada, surgiram dúvidas sobre o futuro de Marko na equipe, mas ele posteriormente esclareceu que permaneceria em sua posição. Com a Red Bull mantendo sua posição dominante, Marko afirmou que ele e o chefe da equipe estão colaborando para o benefício da equipe, enquanto seus rivais se aproximam.
“Chegamos a uma trégua”, disse Marko à publicação austríaca Kronen Zeitung em relação a Horner. – “Vamos combinar todas as nossas forças. Mesmo que não sejamos mais superiores, queremos vencer – declarou o consultor, dando um ambiente de paz na Red Bull.