Bomba: Depois da Andretti, outra gigante da velocidade tem vontade de entrar na F1

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A Fórmula 1 vem crescendo cada vez mais a cada ano que passa. Os números, audiência, dinheiro e tantos outros fatores, atraem o desejo de grandes marcas, verdadeiros ícones da velocidade a participarem da grande categoria do automobilismo mundial. E ao que parece, depois da Audi, mais uma grande marca tem o desejo de fazer parte desse universo.

Rumores estão circulando sobre a Hyundai aumentar seu interesse em adquirir uma equipe de F1. Atualmente, a Hyundai participa do Campeonato Mundial de Rali da FIA, tendo uma presença significativa desde a estreia do i20N em 2014.

Sob a liderança de Cyril Abiteboul, ex-diretor da equipe Renault F1, a Hyundai conquistou os títulos de construtores no WRC em 2019 e 2020. De acordo com o repórter de F1 Joe Saward, a Hyundai agora busca sucesso na Fórmula 1 por meio da aquisição de uma equipe.

Entrada pode não ser fácil

No entanto, a entrada da Hyundai na F1 pode ser complicada, pois atualmente nenhuma equipe está publicamente à venda. Demonstrar interesse em ingressar no esporte pode agradar à Fórmula One Management (FOM), especialmente considerando que os planos da Andretti de iniciar uma equipe do zero não foram bem recebidos.

Um desafio adicional para a Hyundai seria a necessidade de usar uma unidade de potência de um fabricante rival em uma entrada imediata. No entanto, a F1 já está acostumada a alianças entre fabricantes, como a Honda com a Aston Martin, tornando uma parceria com um OEM existente uma possibilidade.

A FOM prefere fabricantes de automóveis demonstrando interesse em ingressar na F1, em vez de novas equipes como a Andretti. A tentativa da Andretti de entrar na F1 em 2026 foi adiada, com a equipe americana sendo encorajada a reaplicar quando uma unidade de potência da General Motors estivesse pronta.

Os regulamentos de motor de 2026, que se concentram em tecnologia híbrida, foram projetados para atrair fabricantes de automóveis e ajudaram a trazer a Audi para a F1. Esses regulamentos também convenceram a Honda a retornar com força total e a Ford a se associar às unidades de potência da Red Bull.

A tentativa da Andretti foi vista como mais benéfica para eles do que para a F1, uma preocupação que pode não se aplicar à Hyundai. A Hyundai é a quarta maior fabricante de automóveis do mundo, e sua origem sul-coreana a posiciona em uma região de interesse para a expansão da F1.

Com a Coreia do Sul demonstrando interesse em sediar um Grande Prêmio em Incheon, a entrada da Hyundai na F1 poderia ser estratégica. A última vez que a Coreia do Sul esteve no calendário da F1 foi de 2010 a 2013, quando a Hyundai considerou uma entrada até ser impactada por um caso de suborno.

Se a proposta do GP da Coreia do Sul em Incheon for bem-sucedida, isso pode facilitar a entrada de mais uma potência automotiva no grid da F1.

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