Yuki Tsunoda vem vivendo até aqui sua melhor temporada na Fórmula 1. O piloto japonês vem mostrando consistência pilotando o carro da RB, vem somando importantes pontos para a equipe e vencendo seu companheiro de time Daniel Ricciardo. Mas ao que parece, nem isso deve ser suficiente para uma promoção do piloto na categoria.
O jornalista Andrew Benson, da BBC, pegou todo mundo de surpresa cravando que não existe “absolutamente nada” que Yuki Tsunoda possa fazer para conquistar uma vaga na equipe na Red Bull enquanto seu companheiro de equipe na RB, Daniel Ricciardo, está contando com uma “proteção” por Christian Horner na luta pelo “poder” da Red Bull.
A Red Bull está, embora negada pela equipe, com o clima tenso depois que a investigação no mês de fevereiro sobre o comportamento do chefe da equipe, Christian Horner. Isso acendeu uma briga pelo poder entre o britânico e o consultor da equipe, Helmut Marko.
Embora as acusações feitas contra Christian Horner tenham sido rejeitadas pela empresa-mãe da Red Bull na Áustria, aconteceu uma outra investigação (embora rápida) sobre a participação de Helmut Marko em tudo isso, à medida que supostos textos atribuídos a Horner foram revelados para imprensa.
Nada resultou de nenhuma das duas investigações, Horner manteve seu papel como chefe de equipe e Marko como conselheiro de automobilismo da Red Bull, mas ainda existe um clima de tensão persistente.
Mesmo com momento superior, Tsunoda estaria “fora do páreo”
Embora Yuki Tsunoda tenha sido a estrela da “filial” da Red Bull, nesse primeiro quarto desta temporada, superando Daniel Ricciardo e “goleando” por 19 pontos a 5 no campeonato mundial, o australiano tem a “proteção” de Horner, segundo o jornalista.
“A impressão de fora é que não há absolutamente nada que Tsunoda possa fazer para ser considerado para uma vaga na Red Bull – os chefes simplesmente não o avaliam o suficiente”, disse Benson.
“Quanto ao seu desempenho no RB, sim, ele está vencendo Daniel Ricciardo regularmente e fez algumas tentativas impressionantes este ano. Mas isso está levantando mais questões sobre Ricciardo do que mudando as opiniões da Red Bull sobre Tsunoda.
Portanto, embora Tsunoda e o piloto reserva Liam Lawson sejam a escalação favorita de Marko para a próxima temporada, sob a liderança de Horner é provável que sejam Ricciardo e Lawson.