A Ferrari é a equipe mais famosa do automobilismo mundial. O time italiano tornou-se referência no quesito competitividade e títulos. Não à toa, os ferraristas sempre esperam ver a escuderia nas principais competições da velocidade.
Com isso, surge uma questão: a Ferrari pode ser presença na Fórmula E? Preparando-se para inaugurar sua primeira fábrica dedicada à eletrificação, a Ferrari em breve iniciará a produção de suas próprias baterias e veículos elétricos. Em um investimento de aproximadamente € 500 milhões, a renomada montadora italiana planeja utilizar essa estrutura para lançar seu primeiro carro totalmente elétrico até o final do próximo ano.
Chefão da categoria confirma conversas
Com diversas marcas demonstrando interesse em participar da Era Gen4 da Fórmula E, o CEO Jeff Dodds foi questionado sobre possíveis negociações com o time italiano e confirmou que a possível chegada do da famosa equipe não está descartada.
“É possível que tenhamos conversado com a Ferrari”, afirmou Dodds ao portal inglês Autosport. “Eles anunciaram a criação de uma fábrica de eletrificação na Itália e têm discutido sobre uma linha de produtos elétricos. Esta é a primeira vez que mencionam algo inteiramente elétrico, em vez de modelos híbridos”, acrescentou.
Enquanto marcas de renome como Porsche, Jaguar e Nissan já confirmaram sua participação na próxima fase da Fórmula E, programada para iniciar no final de 2026, Dodds reconheceu que a entrada da Ferrari acrescentaria prestígio e credibilidade ao campeonato, que completará dez anos de existência em 2024. Atualmente, a equipe italiana compete apenas na Fórmula 1 e no WEC.
“Acho que isso [ter a Ferrari envolvida] elevaria o campeonato”, admitiu. “Temos muita sorte, porque a Porsche tem o mesmo tipo de história no esporte correndo nas veias, a Maserati também. Obviamente, elas saíram do automobilismo em um momento no qual a Ferrari permaneceu. Acho que o que a Ferrari traz, além da credibilidade, é uma base de fãs leal, os tifosi, que são inacreditáveis”, pontuou.
Quando questionada sobre um eventual interesse em ingressar na Fórmula E no futuro, a Ferrari preferiu não comentar diretamente. De acordo com um representante da marca, o foco da equipe está nos esportes em que atualmente está envolvida e naqueles nos quais já anunciou sua participação em breve.
“Nosso foco, hoje, está na F1 e no endurance. E anunciamos recentemente que vamos levar as corridas a um lugar em que nunca estivemos antes: a água”, afirmou, referindo-se ao recente anúncio de que a equipe vai participar de competições de iate.