Além de possuir sua própria equipe na Fórmula 1, Gene Haas também é proprietário de uma equipe na NASCAR, a Stewart-Haas, uma joint venture com o piloto Tony Stewart, uma das figuras proeminentes da categoria.
No entanto, nesta semana, o cenário do automobilismo americano foi abalado pelo anúncio de que a Stewart-Haas encerrará suas operações após o término da atual temporada da NASCAR Cup Series.
“Após uma decisão difícil, anunciaremos o encerramento da Stewart-Haas Racing ao final da temporada de 2024. Equilibrar o desempenho máximo com a sustentabilidade tornou-se cada vez mais desafiador, e chegamos a um ponto em nossas carreiras profissionais e pessoais em que é hora de passar adiante.”
Decisão em meio a declaração do presidente da FIA
O timing dessa decisão é notável, pois o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, alterou sua posição em relação à possível entrada da Andretti-Cadillac na Fórmula 1 nesta semana. Ele aconselhou a equipe a considerar a compra de uma equipe existente, seguindo o exemplo de Christian Horner.
Apesar disso, uma fonte da Stewart-Haas informou ao site PlanetF1 que “Tudo permanece inalterado na Haas F1 Team, e Gene está completamente comprometido e envolvido.” Essa informação é importante para os fãs da equipe americana na F1, que temiam pelo futuro do time americano na categoria máxima do automobilismo mundial.