A equipe Haas não vem vivendo um grande momento na atual fase da Fórmula 1. No momento, o time americano ocupa a modesta sétima colocação com apenas sete pontos, e infelizmente para os torcedores do time, essa vem sendo a realidade nas últimas temporadas: brigar pelas últimas colocações na classificação.
Com isso, muitos torcedores se perguntam sobre qual será o futuro da equipe? E esses questionamentos ficaram ainda maiores nesta última semana. Além de sua equipe de Fórmula 1, Gene Haas também possui uma equipe na NASCAR, a Stewart-Haas Racing, uma joint venture com o renomado piloto Tony Stewart.
No entanto, esta semana, o automobilismo americano foi surpreendido pelo anúncio de que a Stewart-Haas Racing encerrará suas atividades após o término da atual temporada da NASCAR Cup Series.
“Tomando uma decisão difícil, encerraremos a Stewart-Haas Racing no final da temporada de 2024. É muito desafiador garantir o máximo desempenho e, ao mesmo tempo, permanecer sustentável e chegamos ao ponto em nossas vidas profissionais e pessoais em que é hora de passar o bastão.”
Equipe vai deixar a Fórmula 1?
A decisão chega em um momento interessante, pois o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, alterou sua posição sobre a entrada da Andretti-Cadillac na F1 esta semana, aconselhando-os a adquirir uma equipe existente, conforme já havia sugerido Christian Horner.
Independentemente disso, uma fonte da Stewart-Haas disse ao site PlanetF1 que “Tudo segue como está na Haas F1 Team e Gene e confirmou que o time está totalmente engajado e comprometido.”