Frédéric Vasseur já havia previsto que a Red Bull cometeria erros sob pressão, e foi exatamente isso que aconteceu na classificação do GP de Mônaco, na análise do espanhol Carlos Sainz.
O piloto da Ferrari afirmou que os taurinos ainda mantêm uma vantagem, especialmente nos circuitos ditos permanentes, mas o avanço recente das principais rivais exigirá performances impecáveis de Max Verstappen.
Sainz conquistou o terceiro lugar em Mônaco, num fim de semana dominado por Charles Leclerc. O único momento em que o neerlandês parecia mais forte foi durante a classificação, embora não tenha dominado nenhuma das sessões anteriores ao Q3.
Entretanto, na parte final, cometeu um erro em sua última tentativa de volta rápida e tocou levemente o carro na Sainte-Dévote, o suficiente para largar apenas em sexto, o que acabou com qualquer chance de vitória no domingo. O fato, na verdade, já era esperado pelo tricampeão, que chegou a avisar pelo rádio no TL3 que acabaria “abraçando o guard-rail” se continuasse indo ao limite para impedir a pole de Leclerc.
Ferrari mostrando bom desempenho em circuitos de rua
O circuito de rua também favoreceu a Ferrari, de acordo com Sainz. Em declarações à imprensa após a corrida, o piloto #55 lembrou que os italianos também foram fortes em Singapura, portanto, é uma tendência que se repita em traçados semelhantes. “Minha intuição me diz que em pistas convencionais, a Red Bull ainda deve ser a favorita. Dominação, como estamos vendo, eu não acredito. Mas favoritos, sim.”
“Será uma briga muito acirrada entre nós e a McLaren. Acho que nós três estamos em um nível muito semelhante. Nossas últimas referências de pista normal são Ímola e Miami, e analisando esses locais, parece que estamos 0s05 atrás da McLaren e cerca de 0s1 ou 0s2 atrás da Red Bull”, continuou.
“Isso ainda quer dizer que qualquer pequeno progresso, qualquer pequena atualização, qualquer pequena coisa que trouxermos para o carro pode se transformar em uma potencial vitória na corrida ou em um carro vencedor. Sempre fomos fortes em Mônaco, circuitos de rua, como Singapura, no ano passado, mostram os pontos fortes da Ferrari”, completou Sainz.
A bandeira vermelha logo na primeira volta transformou a corrida em uma procissão, com todos os pilotos mantendo um ritmo muito mais lento do que o normal para preservar os pneus até o final. A Red Bull tentou uma estratégia diferente, aproveitando sua vantagem, e colocou pneus novos em Max para as voltas finais, na esperança de que os cinco primeiros também fizessem uma parada extra, o que não ocorreu.
Verstappen terminou em sexto lugar. Em corridas concluídas – desconsiderando o abandono na Austrália deste ano -, foi o pior resultado do tricampeão desde o quinto lugar em Singapura em 2023. Sainz chamou a atenção para o raro erro do rival durante a classificação.
“Com 24 pontos atrás da Red Bull no Mundial de Construtores, vimos que quando estiveram sob pressão, Max cometeu um erro na segunda volta do Q3, Checo (Sergio Pérez) caiu no Q1. Nós só precisamos estar lá para mostrar que essas coisas também podem acontecer com a Red Bull. Sábado foi o melhor exemplo”, cravou o piloto da Ferrari.