A família do heptacampeão de F1 Michael Schumacher recebeu uma indenização de 200 mil euros, aproximadamente R$ 1,1 milhão, devido a uma entrevista falsa atribuída ao piloto e publicada pela revista alemã “Die Aktuelle” em abril do ano passado.
Considerada sensacionalista, a publicação estampou uma foto do ex-piloto na capa, alegando ter realizado “a primeira entrevista” com Schumacher desde seu acidente de esqui na França em 2013. A informação foi divulgada pelo portal local “Übermedien“.
Grupo acabou fazendo o pagamento
O pagamento foi efetuado pelo grupo responsável pela revista, Funke-Mediengruppe. Anos antes, em 2014, o Die Aktuelle foi processado pela esposa de Schumacher, Corinna, após publicar uma foto dela com o ex-piloto na capa, acompanhada do título “Corinna encontra um novo amor”.
“Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Ele não atende de forma alguma aos padrões do jornalismo que nós, e nossos leitores, esperamos de uma editora como a FUNKE (grupo que controla a revista alemã). Como resultado da publicação deste artigo, as consequências pessoais serão imediatas. A editora-chefe Anne Hoffmann, que tem responsabilidade jornalística pelo jornal desde 2009, será demitida de suas funções”, declarou Bianca Pohlmann, diretora-executiva do grupo.
Após a repercussão negativa da entrevista, a revista se desculpou publicamente e demitiu a editora Anne Hoffmann, que estava na publicação desde 2009.
Schumacher está em recuperação de um traumatismo craniano, resultado de um grave acidente de esqui sofrido em dezembro de 2013 na França. O ex-piloto é mantido em sigilo, assim como os detalhes de seu estado de saúde, na casa da família na Suíça.