Karun Chandhok expressou preocupação em relação aos novos regulamentos de chassis e unidades de potência da Fórmula 1, planejados para 2026, sugerindo um adiamento de dois anos.
Os regulamentos mais recentes foram revisados em 2022, reintroduzindo a aerodinâmica do efeito solo. No entanto, as alterações previstas para 2026 representam uma mudança ainda mais significativa, com os regulamentos das unidades de potência também sendo renovados pela primeira vez desde 2014.
Divisão no grid da categoria?
Chandhok teme que as novas mudanças possam criar uma divisão desigual no grid da F1 em 2026. Embora a Red Bull tenha dominado a era do efeito solo até agora, sinais recentes na temporada de 2024 indicam uma possível mudança, com rivais como a Ferrari e a McLaren mostrando um desempenho mais competitivo.
No entanto, Chandhok acredita que adiar a implementação dos novos regulamentos em dois anos permitiria uma convergência mais equilibrada entre as equipes antes de uma mudança tão significativa no cenário da F1.
A McLaren apresentou atualizações significativas em seu carro para o GP de Miami, impulsionando o desempenho de Lando Norris, enquanto a Ferrari planeja revelar uma versão atualizada de seu carro no próximo Grande Prêmio da Emilia Romanha.
Embora haja sinais de convergência, Chandhok destaca a iminente ameaça representada pelos novos regulamentos de 2026, enfatizando a importância de um adiamento para garantir uma transição mais suave e equitativa para todas as equipes.
“Porque o que acontece se os regulamentos mudarem, os ricos ficarem mais ricos, as equipas com mais dinheiro, mais recursos… Eu sei que temos um limite orçamental, mas na verdade, eles têm mais recursos na fábrica e todos têm lacunas de qualquer maneira, você obtém essa divisão.” – afirmou o ex-piloto.