A equipe Alpine está diante de uma crise iminente, o time francês não vem conseguindo mostrar uma forma consistente com o carro e a grande verdade é que a equipe com tantas aspirações na Fórmula 1, briga pelas últimas colocações no mundial de construtores da categoria em 2024.
Com isso, seus pilotos Esteban Ocon e Pierre Gasly estão considerando outras opções devido ao decepcionante início de temporada. A falta de perspectivas de progresso interno está levando os pilotos a ponderar seriamente sobre seus futuros e não descartarem procurar emprego em outras equipes do grid da categoria.
Esteban Ocon, anteriormente respaldado pela Mercedes, pode encontrar um porto seguro na Williams, com a intervenção de seu empresário Toto Wolff. Uma possível vaga ao lado de Alex Albon na Williams cria uma competição pelo lugar atualmente ocupado por Logan Sargeant, onde Ocon traria sua experiência e velocidade para superar o jovem talento Andrea Kimi Antonelli, cujo futuro permanece incerto, aguardando uma decisão de Wolff.
Por outro lado, Pierre Gasly enfrenta uma situação desafiadora, desejando ingressar em uma equipe de fábrica. A Audi surge como uma possibilidade, embora não seja sua primeira escolha, potencialmente deixando-o como um plano B caso Carlos Sainz rejeite a oferta da Audi. Nesse caso, a Alpine já comunicou a Mick Schumacher: sua possível saída abriria caminho para o retorno notável do filho do lendário Michael à Fórmula 1.
Opiniões divergentes sobre as corridas Sprint
No mais recente Grande Prêmio da China, realizado de 19 a 21 de abril, testemunhamos o primeiro final de semana com o novo formato de corrida Sprint. Os pilotos tiveram apenas uma sessão de treino livre na sexta-feira (19), seguida imediatamente pela classificação para a Sprint no mesmo dia. No sábado (20), ocorreu a corrida Sprint, seguida pelo treino classificatório para a corrida principal, realizada no domingo (21).
Este formato foi repetido no GP subsequente em Miami. Contudo, a realização de dois finais de semana consecutivos com corridas Sprint gerou divergências de opinião entre os pilotos sobre essa estrutura. Um dos principais opositores é Sergio Pérez, preocupado com a sobrecarga de trabalho para os mecânicos da equipe.
“Pérez enfatizou: “O formato atual coloca muita pressão sobre os mecânicos. É um esforço significativo ter que reconfigurar o carro logo após a corrida Sprint, antes da sessão de classificação para o GP. A carga de trabalho aumenta consideravelmente. Eu realmente gostaria de revisar o formato para preservar o bem-estar das pessoas em nosso esporte”.
Enquanto isso, Oscar Piastri, Logan Sargeant e Max Verstappen parecem não ter problemas com a distribuição atual das corridas Sprint no calendário da Fórmula 1. No entanto, Sargeant e Verstappen expressaram uma preferência por fins de semana com o formato normal de corrida. Lance Stroll foi além e propôs uma alternativa para um final de semana com corrida Sprint.
“Eventos de dois dias seriam ideais, considerando a abundância de finais de semana de corrida e dias de treino agora. Um treino de três horas na manhã de sábado, seguido pela classificação no sábado à tarde e a corrida no domingo. Seria uma solução interessante”, compartilhou Stroll.