A Visa, a mais recente patrocinadora da Fórmula 1, uma empresa de serviços de cartões de pagamento, recentemente assumiu o papel de patrocinadora global da equipe irmã da Red Bull. A Visa adquiriu os direitos de nome da equipe de Faenza, anteriormente conhecida como AlphaTauri desde 2020, renomeando-a para Visa Cash App RB F1. Porém, alguns fãs chamam de Racing Bulls ou simplesmente RB. Mas qual o motivo da mudança?
Apesar de ser a terceira empresa a se juntar à Red Bull como patrocinadora nos últimos dois anos, ao lado da Oracle e da Hard Rock International, o nome foi considerado pouco atraente para os fãs.
Andrea Fairchild, vice-presidente sênior de estratégia global de patrocínio, admitiu em entrevista à AP no começo do ano, que o nome é um “boca cheia”. Ela explicou: “A melhor maneira de explicar é que tivemos uma oportunidade, como fazemos com todos os nossos clientes globais, especificamente com o Cash App nos Estados Unidos, em fazer parceria com a Red Bull. É um nome comprido, mas foi uma maneira de destacar um de nossos principais clientes. Não havia como encurtá-lo após unir essas duas coisas.”
Nome adotado no chassi
Enquanto variações do nome como ‘V-CARB’ surgiram desde o anúncio, a lista oficial de inscrições da FIA mostra ‘RB’ como o nome do chassi. Fairchild acredita que caberá aos fãs decidirem como se referirão a ele, mas está aberta a feedbacks para o futuro.
“Os fãs certamente decidirão como se referir a ele. É o nosso nome formal que introduzimos no mercado”, disse Fairchild. “Certamente estamos capturando todas as marcas envolvidas nesta equação complexa, mas vamos ouvir os feedbacks e tenho certeza de que perceberemos algumas nuances realmente interessantes, e acho que os fãs se divertirão com isso.”