Depois da vitória notável de Lando Norris na Fórmula 1, Will Joseph avisou aos rivais que o MCL38 atualizado da McLaren tem mais a oferecer, especialmente em circuitos onde suas características serão mais favoráveis do que em Miami.
A estratégia nos Estados Unidos foi ousada, lançando um carro totalmente revisado no Autódromo Internacional de Miami durante um fim de semana de Sprint, com apenas uma hora de treino.
O pacote completo de atualizações estava disponível apenas para o carro McLaren número 4 de Norris. No entanto, após terminar em 16º lugar no TL1, seu engenheiro de corrida Joseph revelou que “houve um momento de apreensão” na equipe antes de começarem a aprimorar a afinação do carro.
Tudo mudou no domingo, quando o piloto britânico superou Max Verstappen até a linha de chegada, conquistando sua primeira vitória no Grande Prêmio de Fórmula 1.
Considerando que na temporada passada Norris ficou em 17º lugar em Miami e este ano alcançou o P1, Joseph acredita que há outros circuitos por vir que serão “mais” adequados para o carro de Fórmula 1 da McLaren do que a pista americana. Isso certamente é uma grande notícia para Norris, que certamente quer mais vitórias e para Piastri que sonha com a primeira vitória em corrida regular.
“Não tenho certeza”, disse ele sobre o ganho de desempenho. “Nós os colocamos no carro, da mesma forma que fizemos na Áustria [2023], quando colocamos um pacote grande.
Quanto tempo a McLaren ganhou com as atualizações?
Embora Joseph não tenha especificado um número, de acordo com Formu1a.uno, as atualizações completas que Norris implementou em Miami foram estimadas em “quatro décimos” de segundo em termos de desempenho.
Isso representou apenas “menos da metade do ganho” proporcionado pelo pacote que Oscar Piastri não utilizou, já que o MCL38 do australiano não incluía o novo piso e sidepods. De acordo com relatos, o pacote completo não apenas melhorou a eficiência aerodinâmica do MCL38, mas também ampliou a faixa de ajustes do carro. Isso permitiu que a McLaren explorasse o uso de uma
“Conseguimos fazer isso porque introduzimos o novo pacote”, explicou o chefe da equipe, Andrea Stella. “Quando você atualiza o carro com uma nova especificação de piso e laterais, você tenta tornar o carro mais eficiente para evitar o aumento da carga na asa traseira.”