Entrada do Safety Car a frente de Verstappen, prejudicou o holandês? Saiba o que diz o regulamento

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Na primeira vitória de Lando Norris, em um cenário tão glamoroso como o de Miami, não poderia faltar um pequeno “mistério” ou suposta situação controversa. Na verdade, muitos debateram a decisão de introduzir o Safety Car após o acidente entre Magnussen e Sargeant.

Esta decisão não apenas beneficiou Norris em termos de tempo de saída, mas também em relação à sua posição na pista. Ao contrário do habitual procedimento, o Safety Car não entrou na pista e posicionou-se à frente do piloto inglês da McLaren, que liderava a corrida naquele momento.

Em vez disso, posicionou-se à frente de Max Verstappen, que ocupava a segunda posição naquele momento, uma vez que Norris ainda precisava realizar sua parada nos boxes.

De acordo com o regulamento, não houve infração

A intervenção do Safety Car certamente não seguiu o padrão habitual e sem dúvida beneficiou ainda mais Norris, mas não houve irregularidades de acordo com o regulamento. O ponto 55.6 do regulamento esportivo destaca explicitamente que “o Safety Car entrará na pista com as luzes laranja acesas, independentemente da posição do líder”.

A análise das imagens revela que no momento em que o Safety Car foi sinalizado, Norris já havia passado pela entrada dos boxes e estava na reta dos boxes. Não houve nenhuma ação deliberada por parte do piloto inglês para tentar ultrapassar o Safety Car, o que certamente teria sido uma infração grave. Ele acabou na liderança com base na cronometragem implementada pela Direção de Prova.

Olhando para trás, se o Safety Car tivesse sido acionado 5 a 10 segundos antes, é provável que Norris ainda conseguisse entrar imediatamente nos boxes para fazer seu pit stop e permanecer na liderança da corrida.

Um dos exemplos recentes em que o Safety Car não foi posicionado imediatamente à frente do líder da corrida foi o GP da Itália de 2022, que foi concluído sob regime de Safety Car. Nesse caso, o tempo foi significativamente prolongado exatamente por essa razão, o que impediu o reinício da corrida.

A lógica por trás da regra está relacionada ao fato de que o Safety Car é, precisamente, um “carro de segurança”, e sua entrada em pista em situações de emergência não pode ser condicionada a ter que esperar necessariamente ultrapassar a linha de chegada do líder da corrida.

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