O Japão está se preparando para adicionar mais um trem-bala impressionante à sua coleção com o lançamento do Chuo Shinkansen. Previsto para ultrapassar até mesmo um carro de Fórmula 1, este trem japonês está programado para atingir velocidades incríveis de até 311 mph (500 km/h) e percorrer 226 milhas em apenas 40 minutos quando o monumental projeto de 67 bilhões de libras estiver finalmente operacional.
O Japão tem sido líder em trens-bala desde a fabricação do primeiro em 1964, mas o Chuo Shinkansen está pronto para ser o mais excepcional até o momento. Cortando a paisagem com velocidades superiores a 300 mph, este novo trem-bala japonês promete ser verdadeiramente único.
Deixando um carro de Fórmula 1 pra trás
Dessa forma, o trem supera em 100 mph um carro de Fórmula 1 e quase duas vezes e meia a velocidade máxima de um típico trem britânico. Segundo os desenvolvedores da Central Japan Railway Company (CJRC), quase 90% da jornada será realizada dentro de túneis.
A viagem incrivelmente suave do novo trem-bala japonês começa na movimentada capital do Japão, Tóquio, na Estação de Shinagawa. A partir daí, são apenas quatro paradas ao longo das 226 milhas, atravessando as prefeituras de Kanagawa, Yamanashi, Nagano e Gifu, antes de chegar à Estação de Nagoya, em apenas 40 minutos após a partida.
As representações conceituais do novo trem-bala, mais rápido que um carro de Fórmula 1, mostram-no com um design altamente aerodinâmico, apresentando uma frente plana e ligeiramente curva. Em estilo, assemelha-se bastante aos outros trens de alta velocidade atualmente em uso no Japão, como o trem de levitação magnética da Série L0.
O veículo também será impulsionado pela revolucionária tecnologia de levitação magnética supercondutora para atingir tais velocidades. Os trens-bala são amplamente aclamados na Ásia por sua extrema pontualidade e segurança. No entanto, a empresa anunciou recentemente um revés dramático, com o prazo sendo adiado para pelo menos 2034.
A mídia japonesa sugere que mesmo essa extensão de sete anos pode ser excessivamente otimista. Ela relata que um executivo sênior da CJRC expressou dúvidas, afirmando que o plano de construção de dez anos é ideal, porém pouco realista.
Durante uma reunião no Ministério dos Transportes japonês, o presidente da CJRC, Shunsuke Niwa, declarou que, embora não seja possível projetar uma nova data de inauguração, a empresa está empenhada em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para lançar o projeto o mais rápido possível.
Muitos dos desafios enfrentados pelo novo trem-bala japonês, mais rápido que um carro de Fórmula 1, vêm da oposição dos ativistas ambientais ao projeto. No entanto, o governo japonês deu sinal verde para o projeto, visto que está projetado para aliviar o congestionamento severo dos trens dentro e ao redor de Tóquio.
Outra razão para o longo prazo de espera está relacionada à forma como os túneis estão sendo construídos. Para evitar interrupções na atual rede ferroviária do Japão, a nova linha, incluindo os túneis, está sendo desenvolvida sob as estações Shinkansen existentes no país.
Um desses túneis terá que ser escavado sob os Alpes do Sul do Japão, tornando-o o túnel mais profundo já construído no país. Outros túneis estão planejados ao longo das áreas de Yamanashi e Shizuoka, com previsão de conclusão até 2025.
Vale ressaltar que existem também outros projetos em andamento, como um trem fora deste mundo programado para ser construído na lua. O sistema ferroviário proposto, apoiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, teria capacidade para transportar tanto humanos quanto suprimentos para o espaço.