Após a renovação do contrato de Fernando Alonso com a Aston Martin, o piloto mais renomado em busca de um contrato para 2025 passou a ser Carlos Sainz. O espanhol que deixará a Ferrari no final do ano, ainda tem várias opções à sua disposição. No entanto, de acordo com relatos vindos da Espanha, a possibilidade de Sainz se juntar à Audi parece estar descartada.
A indiscrição veio à tona através jornalista Antonio Lobato, conhecido por estar sempre bem informado, especialmente sobre os acontecimentos da Fórmula 1. De acordo com Lobato, Sainz optou por não responder à proposta da Audi, apesar de ser a mais lucrativa, deixando o prazo estabelecido pela empresa alemã passar.
Isso porque o piloto espanhol visualiza-se em uma equipe mais competitiva, especialmente no futuro próximo. Além disso, há incertezas em relação ao potencial de sucesso da Audi como equipe na Fórmula 1, tornando o cenário menos atraente para Sainz.
A única certeza é que Sainz enfrentará um 2025 de transição na Sauber, conforme anunciado pela equipe Hinwil, liderada por Lobato. Em breve, a equipe revelará o companheiro de equipe de Nico Hülkenberg, entre outros candidatos.
Mercedes pode ser o caminho?
A única equipe competitiva que está buscando piloto para o próximo ano é a Mercedes (se não a considerarmos competitiva, dada sua recente queda de desempenho em 2024, pelo menos é vista como uma opção de prestígio).
No entanto, de acordo com o chefe da equipe, Toto Wolff, a Mercedes deixou claro que está apostando todas as fichas em Max Verstappen. Como já mencionamos, o destino de Sainz poderia ser resumido como um “oposto de Verstappen”.
Se Max rompesse definitivamente com a Red Bull e se mudasse para a Mercedes, as portas da Red Bull se abririam para Sainz; por outro lado, se o campeão mundial optasse por permanecer em Milton Keynes, Sainz poderia “se contentar” com a Mercedes.
“Aceitar a oferta da Audi teria proporcionado a ele segurança e uma oferta financeira sólida, mas Sainz optou por correr o risco para ver se conseguiria um lugar em uma equipe de maior competitividade”, explicou Lobato.
As principais opções são a Red Bull, se houver movimentação (o que parece provável), e a Mercedes. As negociações estão em curso, mas ainda não há nada confirmado. “A Mercedes quer Verstappen, que é sem dúvida a peça-chave deste quebra-cabeça”, concluiu Lobato.