A era pós-Adrian Newey na Red Bull está se aproximando rapidamente, e a equipe não perdeu tempo e já tem o homem encarregado de assumir seu papel. E o nome escolhido é Pierre Wache. Mas quem é esse engenheiro francês?
Com a saída iminente de Newey da Fórmula 1 para se concentrar no hipercarro RB17, Pierre Wache, o diretor técnico, assumiu a supervisão da equipe técnica da Red Bull. Mas como ele chegou a essa posição?
Quem é Pierre Wache?
Wache nasceu em Auchel, no norte da França, em 10 de dezembro de 1974, e certamente tem uma das trajetórias mais incomuns na Fórmula 1. Sua formação acadêmica inclui a obtenção de um doutorado em mecânica de fluidos no Institut National Polytechnique de Lorraine, em Nancy, e na Georgia Tech, em Atlanta. Durante seus estudos, ele dedicou um tempo significativo à engenharia biomecânica, em vez de focar especificamente em automóveis.
No entanto, em 2001, ele ingressou no mundo do automobilismo ao ser contratado pelo então fornecedor de pneus da Fórmula 1, Michelin. Sua responsabilidade era estudar a interação entre o asfalto das pistas e os pneus de borracha utilizados pelas equipes fornecidas pela Michelin na F1.
Wache avançou na hierarquia da Michelin, eventualmente liderando projetos, mas quando a empresa francesa deixou a Fórmula 1 em 2007, ele se juntou à BMW Sauber como engenheiro de desempenho de veículos.
Na BMW Sauber, Wache continuou a progredir, eventualmente assumindo o cargo de chefe do grupo de desempenho de veículos da equipe. Em 2012, ele passou a integrar o comitê técnico, concentrando-se em engenharia de corrida e desempenho de veículos.
Durante seu tempo na Sauber, ele trabalhou com o jovem piloto Sergio Perez. Após um sucesso em 2012, quando a equipe terminou em sexto lugar no campeonato, Wache foi contratado pela Red Bull para se tornar o engenheiro-chefe da equipe de desempenho.
Novamente, ele ascendeu na hierarquia até se tornar diretor técnico em 2018 e tem sido uma das principais forças por trás do renascimento da Red Bull desde 2021.
Papel importante no primeiro título mundial de Max Verstappen
Wache desempenhou um papel crucial no design do RB16B, que conduziu Max Verstappen à sua primeira conquista do título de pilotos em 2021. No entanto, foi em 2022 que a equipe técnica da Red Bull começou a ofuscar seus rivais.
O RB18 de 2022 conquistou 17 vitórias, mas foi superado pelo RB19 de 2023, que triunfou em todos os Grandes Prêmios daquela temporada, exceto um. O carro atual, o RB20, parece estar a caminho de igualar esse feito até agora neste ano.
Além disso, Wache tem sido alvo do interesse de outras equipes em várias ocasiões. Assim como Newey, ele é conhecido por estar na lista de desejos da Ferrari, e os italianos fizeram várias tentativas para atraí-lo para Maranello.
Uma das tentativas mais recentes ocorreu em agosto do ano passado, quando a agência alemã Auto Motor und Sport afirmou que a Ferrari estava em negociações com o francês. A contratação do compatriota e diretor de desempenho da Mercedes, Loïc Serra, pela Ferrari foi considerada um forte indício do interesse na contratação de Wache.