A FIA divulgou novas regulamentações para a Fórmula 1, destinadas a abordar problemas identificados nas primeiras corridas de 2024. Essas atualizações no regulamento esportivo têm como objetivo evitar que os pilotos antecipem as largadas e garantir que as equipes participem das sessões de treino afetadas pela chuva.
Lando Norris foi alvo de acusações de alguns adversários por largar antes do tempo no GP da Arábia Saudita. No entanto, uma investigação o inocentou, pois o transponder da FIA não registrou movimento precoce em seu carro.
Uma mudança no regulamento esportivo agora permite que os comissários punam os pilotos mesmo que o transponder não detecte movimentos irregulares. A regra revisada não exige mais que o julgamento seja baseado “em um transponder fornecido e aprovado pela FIA”.
Piloto será penalizado
De acordo com o novo texto, um piloto será penalizado por “queimar” a largada caso se mova após a ativação da luz de quatro segundos e antes do sinal de largada dado pela extinção de todas as luzes vermelhas. A “luz de quatro segundos” é ativada quando o segundo par de luzes vermelhas é aceso antes da largada.
A FIA também introduziu uma nova regra para incentivar as equipes a participarem dos treinos sob chuva, em vez de conservarem seus pneus intermediários limitados. Uma nova cláusula, artigo 30.5 (g), foi adicionada para desencorajar o estoque desses pneus.
“De acordo com os cinco jogos de pneus intermediários alocados a cada piloto sob o Artigo 30.2 (a) ii, se o primeiro, segundo ou terceiro treino for declarado como úmido, um jogo de pneus intermediários deve ser devolvido eletronicamente o mais tardar duas horas após o término do TL3”, diz a nova regra.
Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, expressou sua insatisfação com a falta de atividade durante o segundo treino livre chuvoso do GP do Japão, em Suzuka, no início deste mês.